Há três interessados em comprar os supermercados Minipreço (e um deles é português)

Além das cadeias alemãs Lidl e Aldi, também a portuguesa Jerónimo Martins, que detém o Pingo Doce, está interessada na compra dos supermercados Minipreço.

O grupo espanhol DIA está a preparar a saída do mercado português com a venda da marca Minipreço que tem 499 supermercados em Portugal. Para já, há três interessados na compra dos supermercados, avança o El Economista.

Pingo Doce (Jerónimo Martins), Lidl e Aldi estarão interessados em comprar “pacotes” específicos da rede de supermercados Minipreço.

A informação do jornal espanhol é contrária à posição da própria Jerónimo Martins que, em março, mostrou-se desinteressada na compra dos supermercados. No entanto, o interesse da Jerónimo Martins poderá estar apenas nos tais “pacotes” específicos.

“Não estamos na corrida do Minipreço e não estamos interessados. Mesmo que estivéssemos, seriam só alguns ativos”, garantiu, na altura, Pedro Soares dos Santos, citado pelo ECO.

Na altura em que se noticiou a saída de Portugal, a dona do Minipreço assegurou que ainda não tinha nenhuma decisão tomada a esse respeito. No entanto, como realça o Jornal de Negócios, esta já tinha sido a resposta, em setembro do ano passado, quando questionada sobre a venda da Clarel, que se viria a concretizar dois meses e meio mais tarde.

O grupo DIA aumentou as vendas líquidas em 0,5% no ano passado, atingindo os 596 milhões de euros. A subsidiária portuguesa fechou o último exercício com prejuízos de 20 milhões de euros, ligeiramente acima dos 19,4 milhões que tinha perdido um ano antes.

Já este ano, a cadeia de supermercados DIA faturou 1.781 milhões de euros no primeiro trimestre, um aumento de 10% em relação ao período homólogo, sendo que em Portugal as vendas líquidas atingiram os 140,5 milhões de euros, mais 3,2%.

A empresa reconhece que “a entrada de novos players no mercado, bem como o forte investimento e expansão dos concorrentes, fazem parte de um cenário desafiante para o Dia, que aliado à situação inflacionária vivida no país, pressionaram as margens e a rentabilidade do negócio”.

499 supermercados Minipreço em Portugal, 297 dos quais em regime de franquia. O Dia tem também três centros de distribuição e emprega quase 3 mil trabalhadores. Os seus fornecedores são 84,9% de origem portuguesa, segundo dados citados pela infoRETAIL.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.