Inteligência artificial desvenda o segredo para sucesso das relações

Envato Elements

A personalidade da pessoa que temos ao nosso lado conta apenas 5% para o sucesso da relação. E quem o diz é a Inteligência Artificial (IA).

Uma equipa de cientistas norte-americanos fez uso da Inteligência Artificial (IA) para descobrir quais são as características mais importantes para o sucesso de um relacionamento amoroso. Os resultados da investigação foram recentemente publicados na Proceedings of the National Academy of Science.

Segundo o Vice, o software analisou 43 estudos preexistentes, que analisaram mais de 11 mil casais de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Nova Zelândia, Suíça e Holanda. A equipa agregou os resultados para identificar que características são fulcrais na maioria dos namoros e casamentos duradouros.

A investigação deixa claro que encontrar alguém que atenda a todos os requisitos idealizados para o “parceiro de sonho” não é garantia de um relacionamento estável: afinal, a personalidade do parceiro conta apenas 5% para o sucesso do casal.

Já a própria personalidade tem um peso muito maior: 21%. No fundo, o modo como encaramos o mundo, a empatia e até a idade e o salário influenciam a maneira como acolhemos outra pessoa na nossa vida. Assim, o que faz realmente diferença num relacionamento é a forma como recebemos a pessoa e nem tanto o modo de agir do nosso parceiro.

Ainda assim, o artigo científico realça que o sucesso não está pendente das características individuais, mas sim do próprio relacionamento: a rotina é responsável por 45% da longevidade da relação, sendo que as dinâmicas de poder, a satisfação sexual e o afeto são as mais importantes.

“A dinâmica que criamos com alguém (as regras, as piadas internas, as experiências) é muito mais importante do que as pessoas que compõem o casal”, explicou Samantha Joel, autora principal do estudo.

“Esta descoberta sugere que a pessoa que escolhemos não é, nem de longe, tão importante quanto o relacionamento que construímos.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …