Inteligência Artificial reconstrói o que vemos ao ler as ondas cerebrais

Investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, criaram uma Inteligência Artificial (IA) capaz de ler mentes e recriar imagens vistas por seres humanos com base na sua atividade cerebral.

O primeiro passo da equipa foi alimentar um grande número de imagens de rostos a uma rede neural, com o objectivo de a ensinar a detetar características e padrões.

Depois de ter aprendido a distinguir características, a IA aprendeu a combinar essas características com padrões de atividade cerebral registados em exames de eletroencefalograma (EEG), observando esses mesmos rostos.

De acordo com Dan Nemrodov, que participou no estudo, quando a mente humana vê algo, o nosso cérebro cria uma perceção mental, que é essencialmente uma impressão mental do objeto visto.

“Conseguimos capturar esta perceção usando EEG para obter uma ilustração direta do que está a acontecer no cérebro durante esse processo”, explicou em comunicado.

Voluntários observaram imagens de rostos utilizando sensores de EEG. Em seguida, a IA foi capaz de reconstruir esses rostos usando as informações lidas a partir desses EEGs, com uma precisão surpreendente.

“Não só a IA pode produzir uma reconstrução baseada no que uma pessoa estava a perceber, mas também do que se lembrava e imaginava, no que queria expressar”, disse Adrian Nestor, um dos autores do estudo, publicado no final de janeiro na revista eNeuro.

Segundo a equipa, a tecnologia pode revelar o conteúdo subjetivo da nossa mente e fornecer uma maneira de aceder, explorar e partilhar o conteúdo da nossa perceção, memória e imaginação.

Os resultados dessa pesquisa podem ter aplicações práticas, por exemplo, para pessoas que não conseguem comunicar verbalmente. Se a experiência lhe trouxe à memória “Black Mirror”, acertou em cheio. A equipa também afirmou que, no futuro, a tecnologia poderia ser usada como forma de combater o crime.

“Também poderia ter usos forenses para a aplicação da lei na recolha de informações de testemunhas oculares sobre possíveis suspeitos, em vez de confiar em descrições verbais fornecidas a um artista para criar um retrato falado”, explicou Nestor.

Por outras palavras, em vez de descrever um crime que testemunhou, os polícias acederiam ao cérebro da testemunha ocular para obter uma imagem mais precisa do que viu e do que se lembra dos eventos. O crime e o rosto do criminoso poderiam assim ser reconstruidos a partir das ondas cerebrais.

Esta não é a primeira vez que imagens de rostos de pessoas são reconstruidas a partir de exames cerebrais, mas é a primeira vez que isso é feito com EEG. A técnica aprofunda a perceção da mente das pessoas e reconstrói o que veem de forma mais barata, portátil e acessível do que nunca.

PARTILHAR

RESPONDER

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …