Inteligência Artificial reconstrói o que vemos ao ler as ondas cerebrais

Investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, criaram uma Inteligência Artificial (IA) capaz de ler mentes e recriar imagens vistas por seres humanos com base na sua atividade cerebral.

O primeiro passo da equipa foi alimentar um grande número de imagens de rostos a uma rede neural, com o objectivo de a ensinar a detetar características e padrões.

Depois de ter aprendido a distinguir características, a IA aprendeu a combinar essas características com padrões de atividade cerebral registados em exames de eletroencefalograma (EEG), observando esses mesmos rostos.

De acordo com Dan Nemrodov, que participou no estudo, quando a mente humana vê algo, o nosso cérebro cria uma perceção mental, que é essencialmente uma impressão mental do objeto visto.

“Conseguimos capturar esta perceção usando EEG para obter uma ilustração direta do que está a acontecer no cérebro durante esse processo”, explicou em comunicado.

Voluntários observaram imagens de rostos utilizando sensores de EEG. Em seguida, a IA foi capaz de reconstruir esses rostos usando as informações lidas a partir desses EEGs, com uma precisão surpreendente.

“Não só a IA pode produzir uma reconstrução baseada no que uma pessoa estava a perceber, mas também do que se lembrava e imaginava, no que queria expressar”, disse Adrian Nestor, um dos autores do estudo, publicado no final de janeiro na revista eNeuro.

Segundo a equipa, a tecnologia pode revelar o conteúdo subjetivo da nossa mente e fornecer uma maneira de aceder, explorar e partilhar o conteúdo da nossa perceção, memória e imaginação.

Os resultados dessa pesquisa podem ter aplicações práticas, por exemplo, para pessoas que não conseguem comunicar verbalmente. Se a experiência lhe trouxe à memória “Black Mirror”, acertou em cheio. A equipa também afirmou que, no futuro, a tecnologia poderia ser usada como forma de combater o crime.

“Também poderia ter usos forenses para a aplicação da lei na recolha de informações de testemunhas oculares sobre possíveis suspeitos, em vez de confiar em descrições verbais fornecidas a um artista para criar um retrato falado”, explicou Nestor.

Por outras palavras, em vez de descrever um crime que testemunhou, os polícias acederiam ao cérebro da testemunha ocular para obter uma imagem mais precisa do que viu e do que se lembra dos eventos. O crime e o rosto do criminoso poderiam assim ser reconstruidos a partir das ondas cerebrais.

Esta não é a primeira vez que imagens de rostos de pessoas são reconstruidas a partir de exames cerebrais, mas é a primeira vez que isso é feito com EEG. A técnica aprofunda a perceção da mente das pessoas e reconstrói o que veem de forma mais barata, portátil e acessível do que nunca.

PARTILHAR

RESPONDER

"Os relatos de que o Irão deteve espiões da CIA são totalmente falsos"

Irão afirma que deteve 17 alegados espiões da CIA e que alguns foram condenados à morte. Esta segunda-feira, Donald Trump disse que os relatos são "apenas mais mentiras e propaganda". O Presidente dos Estados Unidos, Donald …

Base de dados de perfis de ADN conseguiu mais de 11 mil amostras em oito anos

A base de dados de perfis de ADN para fins de investigação criminal e identificação civil inseriu 11.774 amostras em quase oito anos, sendo a maioria de condenados, segundo o relatório de 2018 sobre o …

50 anos depois, o submarino francês "La Minerve" foi encontrado

O submarino francês, que desapareceu em 1968 com 52 homens a bordo, foi encontrado ao largo de Toulon, esta segunda-feira, 50 anos depois do seu naufrágio. "Acabámos de encontrar o submarino Minerve. É um sucesso, um …

Nova lei da violência no Desporto. Claques ficam sem cadeiras nos estádios

A nova lei da violência no Desporto, já aprovada no Parlamento, prevê que as claques fiquem em zonas específicas dos estádios sem cadeiras. A lei vai alterar comportamentos dos adeptos de todos os clubes, mas …

Caso Mayorga. Justiça norte-americana deixa cair acusação de violação contra Cristiano Ronaldo

A Justiça norte-americana deixou cair as acusações que remontam a junho de 2009, concluindo que as acusações contra Cristiano Ronaldo não podem ser provadas. A Procuradoria de Clark County, do Estado norte-americano do Nevado, anunciou esta …

Bloco vai reapresentar proposta de criação de juízos especializados em violência doméstica

O Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, anunciou este domingo a coordenadora do partido, Catarina Martins. Este domingo, ao anunciar que o Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, …

ISCEM vai fechar em setembro. Alunos só foram avisados agora

O ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial vai fechar antes do arranque do próximo ano letivo. A escola terá enviado cartas aos alunos, informando-os do encerramento. Depois de não ter sido acreditado institucionalmente pela Agência …

Zidane aponta à saída de Bale. "Se puder ir embora amanhã, melhor"

O futebolista galês Gareth Bale pode deixar o Real Madrid nos próximos dias, disse no sábado o treinador da equipa espanhola, Zinedine Zidane, que o deixou de fora na derrota por 3-1 com o Bayern …

Abel Xavier deixa seleção moçambicana de futebol

Abel Xavier deixa o cargo de selecionador moçambicano após falhar a qualificação para as últimas duas edições da Taça das Nações Africanas. O treinador Abel Xavier vai deixar o comando da seleção moçambicana de futebol, ao …

Quase 800 portugueses vão participar no maior encontro de escuteiros do mundo

Quase 800 jovens portugueses vão participar no 'World Scout Jamboree', o maior encontro de escuteiros do mundo, que vai acontecer nos Estados Unidos, entre 22 de julho e 2 de agosto, informou a Federação Escutista …