Inteligência Artificial inspirada no filme “Spotlight” pode localizar pedófilos

Open Road Films

Spotlight, Tom McCarthy 2015

Investigadores acreditam que a Inteligência Artificial poderá fazer o mesmo trabalho dos jornalistas, só que mais rapidamente, com mais precisão e numa escala muito maior.

O filme “Spotlight”, de 2015, retrata a história de uma equipa de jornalistas do The Boston Globe que investigou padres da Igreja Católica que abusaram sexualmente de menores. Esta é uma história verídica que aconteceu no início da década de 2000.

Mas e se acontecesse nos dias de hoje? Os investigadores acreditam que, atualmente, a Inteligência Artificial poderia fazer o mesmo trabalho dos jornalistas, só que mais rapidamente, com mais precisão e numa escala muito maior.

Neste caso, os jornalistas analisaram pistas e segredos dos sacerdotes que, de forma repentina, se mudavam ou apresentavam licenças médicas. A pensar nisso, a equipa de Joelle Casteix criou uma Inteligência Artificial que procura por padrões de comportamento semelhante em milhares de documentos de grandes organizações.

Casteix faz parte da Zero Abuse Project, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo evitar o abuso infantil. A IA criada pelo grupo foi divulgada pela primeira vez, na semana passada, no Good Global Summit em Genebra, na Suíça.

A responsável pelo projeto contou, inclusive, que ela própria foi vítima de abusos sexuais por parte de um professor e o caso foi encoberto. “Esta é a primeira vez que há uma maneira proativa de interromper este ciclo”, acrescenta.

A iniciativa, intitulada de Projeto G, visa estudar documentos digitais e seguir o rasto a documentos em papéis legíveis, utilizando a tecnologia de IA para analisar as informações.

Dependendo da organização, os arquivos podem incluir detalhes relativamente às funções das pessoas ao longo do tempo e também recortes dos jornais onde são mencionados. O sistema vai então recolhendo as informações e aprendendo a conhecer mais a pessoa, destacando pontos invulgares da sua trajetória.

O sistema também poderia investigar mais a fundo, tentando verificar se o indivíduo pode estar envolvido em qualquer caso que tenha sido encoberto. Para Casteix, é importante que isso seja atacado e encerrado, pois mesmo que o suspeito seja detido, entrará num padrão e os seus crimes poderão ser encobertos novamente.

Esta opinião é corroborada por Lorraine Radford, da Universidade de Central Lancashire, no Reino Unido. Para a investigadora, “os infratores são pessoas muito manipuladoras, isto é, não manipulam apenas a vítima, mas também as pessoas à sua volta”.

Ainda assim, o projeto pode ser capaz de detetar alguns tipos de agressores, especialmente os que deixam transparecer mais o seu comportamento suspeito.

Sobre a possibilidade de a Inteligência Artificial poder vir a incriminar alguém inocente, Casteix revela que, para evitar essas situações, o software só será usado para complementar o trabalho já feito pela Zero Abuse Project, uma vez que é “preciso acompanhar o treino, a transparência e o trabalho com a aplicação da lei”.

Apesar de o software ainda estar em desenvolvimento, a equipa já incluiu documentos sobre pedófilos conhecidos e observou a Inteligência Artificial a avaliar os perfis.

O sistema também investigou algumas pessoas suspeitas, com base em pesquisas externas, e que ainda não foram expostas publicamente. O grupo ainda espera que outras organizações se interessem pela ferramenta para ajudar a erradicar o abuso infantil.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …