A Inteligência Artificial pode provocar uma guerra nuclear, defende Robert Work

Robert Work defende que o risco do uso de sistemas de Inteligência Artificial a nível militar reside no seu envolvimento na decisão de lançar um ataque nuclear.

Para Robert Work, ex-secretário adjunto da Defesa dos Estados Unidos, os sistemas de Inteligência Artificial não devem estar envolvidos no controlo de armas nucleares, uma vez que estas são lançadas com base em determinados parâmetros e indicadores.

Um artigo recente da Breaking Defense explica que, em algumas situações, a Inteligência Artificial pode interpretar certos fatores que não são perigosos como ameaças, e esta é, para Robert Work, uma “perspetiva preocupante”.

O artigo cita como exemplo o sistema russo Perimetr, um sistema criado na URSS de controlo automático de ataques nucleares de retaliação. Este sistema, ao considerar uma atividade sísmica como explosões nucleares, pode enviar um pedido ao quartel-general militar e, se não receber resposta, poderá dar ordem de lançamento de mísseis balísticos intercontinentais.

Work afirma que a utilização militar da Inteligência Artificial pode ter consequências desastrosas mesmo que esta não esteja diretamente envolvida na gestão das armas nucleares. Esse poderá ser o caso, principalmente, da sua utilização na análise de informações de reconhecimento, bem como nos sistemas de alerta precoce.

O ex-secretário adjunto da Defesa dos Estados Unidos aponta para um cenário de pesadelo se uma IA comandar uma operação de ataque nuclear de um país.

“Imagine ter um sistema preditivo de IA num sistema de comando e controlo nuclear a ser lançado com base em certos parâmetros. Essa é uma perspetiva muito, muito, muito mais alarmante do que qualquer coisa que possa pensar em termos de armas individuais”, garantiu o ex-responsável, citado pela Sputnik News.

Ainda assim, Robert Work assinala que a Inteligência Artificial pode beneficiar os militares. No entanto, ressalva que o seu uso deve ser limitado e que não se deve estender às armas nucleares.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Onde estão as provas?". Advogado de Brueckner diz que o seu cliente "nunca" irá a julgamento no caso de Maddie McCann

Friedrich Fulscher, advogado de Christian Brueckner, disse este domingo estar "certo" de que o seu cliente, suspeito do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann no Algarve, "nunca" chegará a julgamento. "Onde estão as provas? Porque que …

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …