Inteligência artificial ganha concurso de arte e irrita humanos

4

Discord

O projeto vencedor, “Théåtre D’opéra Spatial”.

Um artista de inteligência artificial (IA) chamado Jason Allen entrou no concurso de artes plásticas da Feira Estatal do Colorado e ganhou o primeiro lugar, na categoria de Artes Digitais/Fotografia Digital Manipulada.

Allen utilizou o Midjourney — um modelo de síntese de imagem comercial disponível através num servidor — para criar uma série de três imagens. Depois, aumentou-as, imprimiu-as em tela, e enviou-as para o concurso no início de agosto.

Uma das imagens — chamada Théåtre D’opéra Spatial — conseguiu o primeiro lugar na feira, tendo o artista de IA partilhado a vitória nas redes sociais.

A vitória de Allen causou discussões no Twitter, no Reddit, e no servidor Midjourney Discord sobre a natureza da arte e o que significa ser um artista.

Alguns dos críticos acreditam que a arte humana está condenada graças à IA e que todos os artistas estão destinados a ser substituídos por máquinas. Outros pensam que a arte evoluirá e se adaptará com as novas tecnologias que aparecerem.

No debate online também se falou no elemento da justiça, uma vez que não se sabe se Allen falou com os juízes do concurso sobre o seu uso de síntese de imagem, embora alguns utilizadores do Twitter tenham alegadamente contactado os juízes e descoberto que eles não sabiam, noticia a Ars Technica.

A arte foi considerada suficientemente boa para “enganar” artistas humanos, e alguém no Twitter ironizou que o debate sobre “se a arte da IA é arte” foi resolvido.

Vale a pena notar que a invenção da câmara no século XIX suscitou críticas semelhantes relacionadas com o meio da fotografia, uma vez que a câmara aparentemente fez todo o trabalho, em comparação a um artista que trabalhava para criar uma obra de arte à mão com um pincel ou lápis.

Alguns temiam que os pintores se tornassem para sempre obsoletos com a fotografia a cores. Em algumas aplicações, a fotografia substituiu métodos de ilustração mais laboriosos (como a gravura), mas os pintores humanos ainda hoje existem.

As ferramentas de síntese de imagens no seu estado atual requerem um elevado grau de orientação e de seleção humana para alcançarem bons resultados, mas o setor está a evoluir rapidamente, e eventualmente pode mudar.

Ainda assim, com o surgimento de novas ferramentas artísticas, o debate “Será arte?” irá provavelmente continuar, enquanto houver pessoas para ter essa discussão.

ZAP //

4 Comments

  1. Eu iria mais longe: a maioria da arte contemporânea é puro lixo e muitas vezes literalmente lixo e que só tem valor atribuído pelos supostos críticos e pelos lóbis de arte estabelecidos.

  2. Não sei o porquê de tanto tabu, pode existir vários tipos de arte, e porque não pode haver várias vertentes em arte virtual, há quem considere jogos uma arte, e como nomearam fotografia e muito bem, é uma arte, porque não se pode considerar arte este tipo de desenho feito a “computador”, os livros também eram escritos á mão e depois máquina de escrever, e agora?! A arte está nos olhos de quem a vê e não na boca de um crítico!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.