Inteligência artificial da Google está a ler romances para melhorar a “conversa”

A Google pôs o seu sistema de Inteligência Artificial a ler 2.865 romances de modo a fazê-lo melhorar a sua interação com humanos, perceber melhor a linguagem por nós utilizada e dar melhores respostas aos pedidos.

Enquanto a inteligência artificial do Google se mostra bastante avançada com respostas eficientes – cerca de 10% das respostas de email via mobile já são feitas pelo sitema Smart Reply, que faz uma varredura aos emails enviados e rascunhos e sugere respostas com base nestes, poupando o esforço de escrever -, ela falha em situações que exigem mais fluidez na conversa.

Assim, nos últimos meses, os investigadores da empresa puseram a máquina a ler romances para desenvolver melhor as suas capacidades linguísticas, assimilando mais nuances da linguagem.

Andrew Dai, engenheiro de software da Google, explica ao site BuzzFeed News que o processo tem-se mostrado eficaz devido à similaridade no conteúdo dos livros.

As histórias são muito parecidas, contadas com novas palavras a cada livro, o que faz com que o “cérebro jovem” do robô foque em como a língua inglesa está a ser usada para contar as histórias, em vez do conteúdo.

O motor ficou encarregue de escrever frases da sua autoria tendo como base o que tinha aprendido e os resultados foram depois comparados com o texto dos livros originais que tinha lido.  De acordo com Andrew Dai, o computador já deverá ser capaz de escrever uma obra literária com o que aprendeu.

Não seria o primeiro livro escrito por um robô, já que em 2013, o NaNoGenMo desenvolvido por Darius Kazemi escreveu um breve romance para o concurso National Novel Generation Month, que premeia obras escritas com cerca de 50 mil palavras.

Canal TechTecnologia.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog ZAP. "Há muita gente que tem medo de votar em quem quer"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …