Inteligência artificial da Google está a ler romances para melhorar a “conversa”

A Google pôs o seu sistema de Inteligência Artificial a ler 2.865 romances de modo a fazê-lo melhorar a sua interação com humanos, perceber melhor a linguagem por nós utilizada e dar melhores respostas aos pedidos.

Enquanto a inteligência artificial do Google se mostra bastante avançada com respostas eficientes – cerca de 10% das respostas de email via mobile já são feitas pelo sitema Smart Reply, que faz uma varredura aos emails enviados e rascunhos e sugere respostas com base nestes, poupando o esforço de escrever -, ela falha em situações que exigem mais fluidez na conversa.

Assim, nos últimos meses, os investigadores da empresa puseram a máquina a ler romances para desenvolver melhor as suas capacidades linguísticas, assimilando mais nuances da linguagem.

Andrew Dai, engenheiro de software da Google, explica ao site BuzzFeed News que o processo tem-se mostrado eficaz devido à similaridade no conteúdo dos livros.

As histórias são muito parecidas, contadas com novas palavras a cada livro, o que faz com que o “cérebro jovem” do robô foque em como a língua inglesa está a ser usada para contar as histórias, em vez do conteúdo.

O motor ficou encarregue de escrever frases da sua autoria tendo como base o que tinha aprendido e os resultados foram depois comparados com o texto dos livros originais que tinha lido.  De acordo com Andrew Dai, o computador já deverá ser capaz de escrever uma obra literária com o que aprendeu.

Não seria o primeiro livro escrito por um robô, já que em 2013, o NaNoGenMo desenvolvido por Darius Kazemi escreveu um breve romance para o concurso National Novel Generation Month, que premeia obras escritas com cerca de 50 mil palavras.

Canal TechTecnologia.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …