Inteligência artificial criou disfarces para o Dia das Bruxas (e saíram fantásticos)

Um cientista treinou um programa de Inteligência Artificial para inventar ideias de disfarces de Halloween, e os resultados foram… fantásticos. A IA teve dificuldades com disfarces “sexy qualquer coisa”, mas adorou tubarões.

A lista com alguns dos disfarces de Halloween gerados foi publicada no twitter de Janelle Shane e inclui ideias incomuns como a “borboleta da deusa”, o “tubarão vampiro sexy” e o “dragão da liberdade“.

A cientista treina redes neuronais com um algoritmo de aprendizagem para escrever humor, dando-lhes um conjunto de dados que têm que ensinar a imitar.  Shane pediu aos leitores do seu blogue que sugerissem ideias de fantasias de Halloween e acabou por receber cerca de 4500 nomes que ajudaram a criar a base de dados.

Em declarações ao Business Insider, Shane explicou que a criatividade da máquina não é intencional. O seu trabalho baseia-se em inventar novas palavras e fá-lo tão bem que diz ser um trabalho “digno de um ser inteligente“.

A cientista afirma que a abordagem mais simples seria usar uma rede neuronal artificial que soubesse o significado das palavras – como é o caso das que são treinadas para ler – e descobrir como associar palavras semelhantes para criar sentido ao nome do disfarce gerado.

No entanto, Shane queria “uma coisa mais estranha”.

Usei um computador que aprende palavras do zero, letra por letra e sem conhecimento do seu significado. Criei 4500 ideias de fantasias de Halloween e mandei a inteligência artificial descobrir como usá-las”, explica.

Os disfarces mais comuns na sua base de dados foram os mais “clássicos”: 42 tipos de bruxas, 32 fantasmas, 30 piratas, 22 versões do Batman, 21 gatos, 19 vampiros e 17 abóboras. “Existem ainda cerca de 300 figurinos com ‘sexy’ nos nomes”, escreve a cientista no seu blogue.

Algumas das ideias que são sugeridas por seres humanos são um pouco incomuns, indo desde o “Dumbledore sexy” – em referência ao personagem de Harry Potter – até ao “emoji sexy”.

Outras, diz Shane, são difíceis de executar na prática, como o “unicórnio rosa invisível” ou o “lago Michigan”. Estes disfarces inusitados foram sugestões de pessoas reais. “Tudo isto para provar que os seres humanos são muito criativos e que esta tarefa seria complicada para uma rede neuronal artificial”, justifica a cientista.

Shane afirma que no início as fantasias não faziam sentido e entender o significado por detrás delas era muito complicado. Mas o computador foi aprimorando o seu trabalho com o tempo e o resultado final foi surpreendente, dando origem a ideias possíveis de serem concretizadas e muito divertidas.

E então, doçura ou travessura?

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ora aqui está uma coisa extremamente útil… ou não!
    Quando se junta a estupidez natural com a inteligência artificial, o resultado não podia ser muito diferente!…

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …