/

Instruções para suicídio escondidas em vídeos infantis do YouTube

3

As instruções detalhadas para cometer suicídio foram encontradas em vídeos infantis da aplicação YouTube Kids. Interrompendo o vídeo infantil, um homem simulava movimentos do pulso a ser cortado.

A aplicação YouTube Kids é, supostamente, protegida por um algoritmo que apenas fornece conteúdos próprios para crianças. Contudo, segundo denúncias de uma pediatra, alguns vídeos infantis continham incentivos ao suicídio.

O conteúdo foi encontrado enquanto a pediatra (que preferiu manter o anonimato) assistia a desenhos animados com o seu filho. Quatro minutos e quarenta e cinco segundos de vídeo volvidos e os desenhos animados são interrompidos com as imagens de um homem a simular cortes nos pulsos.

“Lembrem-se, miúdos, cortes paralelos para chamar a atenção, verticais para conseguirem resultados”, diz o homem, que aparentemente se trata de Joji, um YouTuber anteriormente conhecido como Filthy Frank. O clip foi retirado de um dos seus antigos vídeos de humor.

Dez segundos depois, os desenhos animados anteriores retomam como se nada tivesse acontecido. Após ser denunciado, o vídeo foi imediatamente retirado da plataforma. Preocupadas, as mães acabaram por encontrar dezenas de outros vídeos no YouTube Kids, com conteúdos impróprios para crianças.

Um porta-voz do YouTube já se manifestou em relação ao assunto, dizendo que “agradece o facto de as pessoas terem denunciado este conteúdo problemático. Os vídeos denunciados são revistos manualmente 24/7 e serão eliminados da aplicação“.

Estamos a fazer melhorias constantes no nossos sistema e reconhecemos que há mais trabalho a ser feito”, conclui o porta-voz. Estão também a ser criadas novas ferramentas para que os pais possam ter um controlo maior sobre os conteúdos que os filhos têm acesso.

A presidente da Associação Americana de Psicologia, Nadine Kaslow, em declarações ao Washington Post, disse que eliminar os vídeos não é suficiente. “Para as crianças que foram expostas a este conteúdo, não há volta a dar“.

Ainda na semana passada, o YouTube perdeu a Epic Games (criadora do vídeo-jogo Fortnite) como patrocinadora, devido a um escândalo de predadores sexuais na plataforma.

ZAP //

3 Comments

  1. “Para as crianças que foram expostas a este conteúdo, não há volta a dar” ahahaha muito bom…
    Epá amanhã já nem se lembram, a não ser que pediatras e noticias como esta estejam constantemente a relembra-los!

  2. Estamos na era do vale tudo e onde tudo é permitido, daí o constatarmos que cada vez mais a sociedade está à deriva e mais desumanizada, democracia e liberdade não podem cair numa situação destas pois correm o risco de se mutilarem a si mesmo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.