O Instagram da esposa de um jogador romeno pode levar Portugal ao Mundial de râguebi

(dr) Federação Portuguesa de Rugby

Samuel Marques em acção no Geórgia-Portugal

Portugal pode conseguir a qualificação direta para o Campeonato do Mundo de râguebi após uma nova polémica relacionada com naturalizações de jogadores.

Jason Tomane, nascido na Nova Zelândia e naturalizado romeno, disputou quatro jogos pela seleção de râguebi da Roménia na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023.

A Roménia, uma das seleções europeias que conseguiu a qualificação para a competição, pode estar em risco de ser desqualificada. Isto porque Tomane poderia não estar corretamente elegível para representar a seleção romena, numa situação semelhante à que tramou Espanha.

A Federação Internacional de Râguebi anunciou que a Espanha utilizou um jogador de forma irregular em dois dos jogos dessa qualificação e sancionou os espanhóis com uma perda de dez pontos.

Como tal, Portugal – que terminou o torneio com 26 pontos – passou inesperadamente para o terceiro lugar e vai jogar um torneio de qualificação.

O jogador em causa é Gavin Van den Berg, nascido na África do Sul. Em colaboração com o clube onde joga (Club Alcobendas Rugby), terá falsificado documentos para poder jogar pela seleção espanhola: as datas de entrada e saída em Espanha terão sido alteradas, quando o jogador foi inscrito pelo clube na federação.

No caso de Jason Tomane, segundo o jornal El Mundo, o que o poderá tramar são fotografias partilhadas no Instagram da esposa de Tomane, que comprovarão que o atleta esteve fora da Roménia durante mais de 60 dias.

As regras da World Rugby para a naturalização de jogadores ditam que o jogador tem de viver durante três anos no país em questão, não podendo sair por mais de 60 dias.

O jornal escreve que o caso de Tomane poderá recolocar os espanhóis no caminho do Campeonato do Mundo, caso os nuestro hermanos apresentem uma queixa, como a Roménia fez.

Nesse caso, como Tomane participou em quatro jogos da qualificação, a World Rugby retiraria os pontos que a Roménia amealhou nesses encontros.

Desta forma, quem mais uma vez beneficiaria era a seleção portuguesa, que subiria ao segundo posto da qualificação europeia, ficando apenas atrás da Geórgia. Desta forma, Portugal ficaria diretamente qualificado para o Mundial, enquanto a Espanha teria de jogar o playoff.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.