/

Inspetores da PJ já não vão fazer greve

Tiago Henrique Marques / Lusa

Os inspetores da Polícia Judiciária desconvocaram esta quinta-feira a greve às horas extraordinárias com data de início marcada para 2 de agosto.

O Governo chegou a acordo com os inspetores da Polícia Judiciária e agreve que se iria iniciar no dia 2 de agosto foi desconvocada. A aprovação do novo estatuto para as carreiras desta polícia foi decisiva para o entendimento, avança a TVI, citada pelo Jornal Económico.

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC) entregou a 18 de julho pré-aviso de greve. A paralisação às horas suplementares iria arrancar no dia 2 de agosto, por “tempo indeterminado”, com implicações nos mega-processos que vão sofrer atrasos, revelou ao mesmo jornal Ricardo Valadas, presidente da ASFIC.

“Já entregámos o pré-aviso de greve uma vez que não é valorizado a carreira de investigador criminal e disponibilidade destes profissionais que vão demonstrar que praticamente todo o trabalho de investigação criminal é feito com base de uma grande disponibilidade”, afirmou na altura o responsável.

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou o novo estatuto e a lei orgânica da Polícia Judiciária que entrará em vigor no primeiro dia de 2020. “Estivemos a limar os últimos detalhes na noite de hoje”, disse Ricardo Valadas, citado pelo Expresso.

Segundo este dirigente, o Governo foi de encontro à maioria das exigências do sindicato e “se aquilo que foi acordado estiver efetivamente no papel” o pré-aviso de greve será cancelado e os investigadores já não vão parar.

O novo estatuto não só prevê uma atualização salarial para os efetivos da PJ como “consolida a judiciária como um corpo superior de polícia para combater a criminalidade especialmente grave e organizada”. As negociações arrastavam-se há quatro anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.