Inscrição antiga revela o que aconteceu à cidade prestes a tornar-se a capital da Assíria

(dr) Universidade de Bolonha

Cientistas decifraram um texto do Rei Sargão II da Assíria, que governou entre 722 e 705 a.C. A inscrição, mal conservada, relata a conquista da cidade de Carquemis, descobrindo os planos para transformá-la na nova capital do reino.

As inscrições cuneiformes foram encontradas em três cilindros de argila fragmentados durante a expedição arqueológica turco-italiana de 2015 às ruínas da cidade de Carquemis, nas margens do rio Eufrates, na fronteira entre a Turquia e a Síria.

Nenhuma linha de texto estava completamente intacta e, no melhor dos casos, poderia ser lida em dois terços de cada, destaca uma declaração divulgada na semana passada pela editora da Universidade de Chicago.

No entanto, os investigadores conseguiram decifrar 38 linhas do texto acadiano e dizer que relaciona a “traição” do rei hitita Pirisi, baseado em Carquemis. Sargão II invadiu a cidade, expulsou o governador e envolveu o seu exército nas forças armadas do seu próprio império.

Os investigadores perceberam que Sargão II reconstruiu o sistema de canalização de água na cidade, que mostrava a intenção de elevar Carquemis a capital do império.

Nicolò Marchesi, que liderou o estudo, ficou impressionado com a atenção que Sargão II prestou a Carquemis, em particular a elaborada cerimónia de inauguração e a construção de jardins botânicos, ambos indicativos não de uma típica capital provincial, mas de um palácio real.

Contudo, a morte do governante durante uma expedição a Tabal – um reino a este da atual Turquia – impediu que os seus planos se concretizassem. Os herdeiros de Sargão II não tinham muito interesse em Karkamis e a cidade sofreu um declínio económico. No final do século VII a.C., foi destruída pelas tropas babilónicas.

O comunicado anuncia a publicação, em abril deste ano, de um artigo na revista Journal of Near Eastern Studies.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …