Inscrição antiga revela o que aconteceu à cidade prestes a tornar-se a capital da Assíria

(dr) Universidade de Bolonha

Cientistas decifraram um texto do Rei Sargão II da Assíria, que governou entre 722 e 705 a.C. A inscrição, mal conservada, relata a conquista da cidade de Carquemis, descobrindo os planos para transformá-la na nova capital do reino.

As inscrições cuneiformes foram encontradas em três cilindros de argila fragmentados durante a expedição arqueológica turco-italiana de 2015 às ruínas da cidade de Carquemis, nas margens do rio Eufrates, na fronteira entre a Turquia e a Síria.

Nenhuma linha de texto estava completamente intacta e, no melhor dos casos, poderia ser lida em dois terços de cada, destaca uma declaração divulgada na semana passada pela editora da Universidade de Chicago.

No entanto, os investigadores conseguiram decifrar 38 linhas do texto acadiano e dizer que relaciona a “traição” do rei hitita Pirisi, baseado em Carquemis. Sargão II invadiu a cidade, expulsou o governador e envolveu o seu exército nas forças armadas do seu próprio império.

Os investigadores perceberam que Sargão II reconstruiu o sistema de canalização de água na cidade, que mostrava a intenção de elevar Carquemis a capital do império.

Nicolò Marchesi, que liderou o estudo, ficou impressionado com a atenção que Sargão II prestou a Carquemis, em particular a elaborada cerimónia de inauguração e a construção de jardins botânicos, ambos indicativos não de uma típica capital provincial, mas de um palácio real.

Contudo, a morte do governante durante uma expedição a Tabal – um reino a este da atual Turquia – impediu que os seus planos se concretizassem. Os herdeiros de Sargão II não tinham muito interesse em Karkamis e a cidade sofreu um declínio económico. No final do século VII a.C., foi destruída pelas tropas babilónicas.

O comunicado anuncia a publicação, em abril deste ano, de um artigo na revista Journal of Near Eastern Studies.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …