Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Sanofi Pasteur / Flickr

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga.

A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, envolve uma injeção de uma solução salina gelada diretamente nos depósitos de gordura, de forma a reduzi-los para metade, de acordo com comunicado da universidade.

Este processo é muito rápido e simples. A solução estéril é composta por uma solução salina, glicerol e entre 20 e 40% de pequenas partículas de gelo, que proporcionam uma espécie de textura lamacenta.

Segundo o New Atlas, esta mistura é injetada diretamente nos depósitos de gordura, como ao redor do abdómen, onde cristaliza e mata as células adiposas. Ao longo de algumas semanas de tratamento, o corpo expulsa as células mortas.

Os cientistas afirmam que esta nova técnica pode ser usada em qualquer parte do corpo e a qualquer profundidade. No entanto, advertem que o mais importante é não atingir certos tecidos, como os músculos.

Para testar a mais recente técnica, os investigadores injetaram a solução em porcos e acompanharam os efeitos nos animais durante oito semanas. A equipa descobriu que a solução reduziu a espessura da gordura em 55%, em comparação com um grupo de controlo que recebeu injeções com a mesma solução, mas sem as partículas de gelo.

Além disso, não foi observado qualquer efeito secundário nos animais.

Segundo o matutino, este novo processo é uma evolução de uma técnica semelhante criada anteriormente por alguns dos mesmos membros desta equipa. A criolipólise – ou Coolsculpting – é uma técnica que utiliza um determinado dispositivo, combinado com vácuo e baixas temperaturas, para provocar a morte celular em certas regiões.

Além de a criolipólise não ser tão eficaz quanto o mais recente método, também demora muito mais tempo a produzir resultados. A redução da gordura também é menor, em torno de 20%.

Lilit Garibyan, principal autora do estudo, defende que esta nova técnica é mais fácil e mais eficaz. “Com esta nova técnica, o médico pode dar uma injeção, que demora menos de um minuto, o paciente pode ir para casa e a gordura desaparece gradualmente.” O artigo científico foi recentemente publicado na Plastic and Reconstructive Surgery.

Para já, esta nova técnica foi apenas testada em porcos, pelo que ainda não há garantias de que funciona em humanos. Além disso, os investigadores têm motivos para assegurar que este método será puramente cosmético: estudos sobre o “CoolSculpting” mostraram que este método não reduz os níveis lipídicos nem melhora a função hepática.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …