/

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Sanofi Pasteur / Flickr

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga.

A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, envolve uma injeção de uma solução salina gelada diretamente nos depósitos de gordura, de forma a reduzi-los para metade, de acordo com comunicado da universidade.

Este processo é muito rápido e simples. A solução estéril é composta por uma solução salina, glicerol e entre 20 e 40% de pequenas partículas de gelo, que proporcionam uma espécie de textura lamacenta.

Segundo o New Atlas, esta mistura é injetada diretamente nos depósitos de gordura, como ao redor do abdómen, onde cristaliza e mata as células adiposas. Ao longo de algumas semanas de tratamento, o corpo expulsa as células mortas.

Os cientistas afirmam que esta nova técnica pode ser usada em qualquer parte do corpo e a qualquer profundidade. No entanto, advertem que o mais importante é não atingir certos tecidos, como os músculos.

Para testar a mais recente técnica, os investigadores injetaram a solução em porcos e acompanharam os efeitos nos animais durante oito semanas. A equipa descobriu que a solução reduziu a espessura da gordura em 55%, em comparação com um grupo de controlo que recebeu injeções com a mesma solução, mas sem as partículas de gelo.

Além disso, não foi observado qualquer efeito secundário nos animais.

Segundo o matutino, este novo processo é uma evolução de uma técnica semelhante criada anteriormente por alguns dos mesmos membros desta equipa. A criolipólise – ou Coolsculpting – é uma técnica que utiliza um determinado dispositivo, combinado com vácuo e baixas temperaturas, para provocar a morte celular em certas regiões.

Além de a criolipólise não ser tão eficaz quanto o mais recente método, também demora muito mais tempo a produzir resultados. A redução da gordura também é menor, em torno de 20%.

Lilit Garibyan, principal autora do estudo, defende que esta nova técnica é mais fácil e mais eficaz. “Com esta nova técnica, o médico pode dar uma injeção, que demora menos de um minuto, o paciente pode ir para casa e a gordura desaparece gradualmente.” O artigo científico foi recentemente publicado na Plastic and Reconstructive Surgery.

Para já, esta nova técnica foi apenas testada em porcos, pelo que ainda não há garantias de que funciona em humanos. Além disso, os investigadores têm motivos para assegurar que este método será puramente cosmético: estudos sobre o “CoolSculpting” mostraram que este método não reduz os níveis lipídicos nem melhora a função hepática.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.