Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do município.

De acordo com informação oficial avançada à agência Lusa, o Núcleo do Porto da Iniciativa Liberal decidiu apoiar a candidatura da Associação Cívica “Porto, o Nosso Movimento”, encabeçada por Rui Moreira, à Câmara do Porto, decisão ratificada na terça-feira pelo plenário dos membros do núcleo e que será agora submetida aos órgãos nacionais do partido.

“É inquestionável a mudança e o desenvolvimento que a cidade de Porto tem vivenciado desde que Rui Moreira assumiu a presidência do município, devolvendo a identidade Liberal histórica à cidade”, elogiou, numa referência ao contexto político.

Segundo os liberais, o executivo liderado por Rui Moreira nos últimos dois mandatos “demonstrou estar verdadeiramente interessado nas preocupações dos munícipes, com uma visão dinâmica, inovadora e liberal para o Porto”.

“Nesse âmbito, e com um propósito muito claro, iremos contribuir para um reforço da visão liberal na gestão da cidade, convictos de que estaremos a possibilitar mais futuro aos portuenses, incentivando-os a colaborar mais no desenvolvimento da cidade”, justificou

A Iniciativa Liberal destacou ainda “as pontes estabelecidas com entidades privadas, portuguesas e estrangeiras”, que consideram que “ajudaram a transfigurar a cidade”.

Este apoio dos liberais a Rui Moreira é conhecido na véspera da apresentação da recandidatura do independente à Câmara do Porto, que acontece na quinta-feira à tarde no pavilhão Rosa Mota.

Em 20 de março, em declarações à agência Lusa sobre as próximas eleições autárquicas, o presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, já tinha assumido que a Câmara do Porto seria uma das “exceções previsíveis à regra” das candidaturas próprias nas autárquicas, revelando então que já havia contactos com o movimento de Rui Moreira.

Naquelas que são as primeiras autárquicas a que o partido concorre, João Cotrim Figueiredo explicou que, a partir do trabalho dos núcleos locais nas listas e programas, a expectativa do partido “é ter cerca de 50 candidaturas em concelhos que representam mais de 60% da população portuguesa”.

Destas candidaturas, cerca de 90% serão próprias e o partido irá sozinho a votos, em linha com a estratégia aprovada já na convenção de 2019 da Iniciativa Liberal, segundo a qual as exceções serão “muito poucas”.

“Tudo o que eu disser é num pressuposto de que Rui Moreira virá a confirmar que é candidato, coisa que ainda não fez oficialmente. Nesse pressuposto tem de facto havido contactos”, revelou então, recordando que há pessoas próximas do partido e que inclusivamente são membros que já assumiram candidaturas dentro do movimento de Rui Moreira.

Exemplo disso mesmo é o antigo candidato presidencial da Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, que foi eleito suplente pelo Movimento de Rui Moreira à Assembleia da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

A Câmara do Porto é liderada pelo independente Rui Moreira, cujo movimento elegeu sete mandatos nas autárquicas de 2017, aos quais se somam quatro eleitos do PS, um do PSD e um da CDU.

Para além da recandidatura de Rui Moreira, são já conhecidas as candidaturas de Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (BE), Vladimiro Feliz (PSD), Diogo Araújo Dantas (PPM), Tiago Barbosa Ribeiro (PS), André Eira (Volt Portugal), António Fonseca (Chega).

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois claro! É para partilhar a “experiência em arraiais camuflados (arraial-“comício” no Santo António, á revelia da DGS). E aí vem um São João que não é são João, mas… É!!!… com todas as suas nefastas consequências. O Rui Moreira não podia deixar Lisboa á frente no número de infetados. Isso vai mudar quando se celebrar o São João… não! Eventos, é como ele lhe chama. Mais uma forma de contornar a lei e colocar a saúde de todos em risco. As coisas que não se faz para ganhar votos…

RESPONDER

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …