Este é o ingrediente secreto para o café perfeito

Um estudo recente publicado na revista Matter revela uma descoberta revolucionária que promete elevar a sua experiência com o café.

Investigadores revelaram o impacto da eletricidade estática no processo e uma solução simples mas eficaz para melhorar a qualidade da sua dose de café expresso.

A eletricidade estática, resultante de um desequilíbrio entre as cargas positivas e negativas durante a moagem dos grãos de café, pode levar a uma aglomeração indesejável.

O fenómeno, conhecido como tribocarga, faz com que as partículas de grãos se colem umas às outras, complicando o processo de moagem. No entanto, a investigação sugere uma solução revolucionária: nebulizar os grãos inteiros com água antes de os moer.

O estudo, liderado por Christopher Hendon, da Universidade de Oregon, explica como a água atua como um elemento-chave na neutralização das partículas carregadas. O impacto da água, desde as suas propriedades de arrefecimento até à alteração da química da superfície do café e do moinho, resulta na desagregação dos aglomerados durante a moagem.

O coautor do estudo Joshua Méndez Harper, citado pela Inverse, sublinha a importância da água para evitar que as cargas elétricas obtidas durante a moagem se fixem nas superfícies das partículas.

Hendon recomenda uma quantidade mínima de água – apenas 3 a 5 gotas ou aproximadamente 4 esguichos de um frasco de nebulização – para obter os melhores resultados.

Esta técnica de nebulização de água não se limita aos baristas profissionais. É um fator de mudança para os entusiastas do café que moem os seus grãos em casa. Para além da melhor experiência de preparação, há também um incentivo financeiro.

De acordo com Hendon, este método aumenta a concentração do café expresso em cerca de 15%, proporcionando uma poupança potencial de até 250 milhões de euros por ano em regiões que gostam de café, como a Europa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.