Inglês condenado a 14 anos de prisão após colocar metal em frascos de comida para chantagear cadeia de supermercados

Um agricultor inglês foi condenado a 14 anos de prisão por introduzir limalhas de ferro e pedaços de lâminas em frascos de comida para bebés, numa tentativa de chantagear a cadeia de supermercados Tesco.

Nigel Wright, de 45 anos e pai de dois filhos, residente em Lincolnshire, enviou dezenas de cartas e e-mails para a cadeia de supermercados, numa tentativa de extorquir 1,4 milhões de libras (cerca de 1,5 milhões de euros) em ‘bitcoins’. Segundo noticiou a Sky News na segunda-feira, o juiz responsável pelo caso comparou as suas ações a terrorismo.

Wright “optou por usar ameaças de natureza particularmente horripilante, deliberadamente projetadas para explorar a vulnerabilidade das crianças e a consequente vulnerabilidade de um supermercado preocupado com os seus negócios”, disse o juiz na leitura da sentença.

De acordo com o juiz, o homem foi “implacável”, “deleitou-se com o processo” e “não estava sob pressão de outras pessoas ou das circunstâncias”, classificando os atos do agricultor como ganância. Nos seus contactos com a Tesco, Wright exigiu criptomoeda para revelar as superfícies comerciais onde foram colocados os frascos contaminados.

Em agosto o homem foi considerado culpado, tendo sido confirmado que inseriu lâminas partidas e limalhas de ferro em frascos de comida para bebés da marca Heinz e Cow & Gateentre, entre maio de 2018 e fevereiro de 2020.

A Sky News indicou que esta foi a maior investigação sobre chantagem já conduzida no Reino Unido, com mais de 100 agentes destacados em todo o país. Ao todo, foram recuperados 42 mil frascos de comida. Entre reembolsos e investigação, a Tesco gastou cerca 2,7 milhões de libras (aproximadamente 2,9 milhões de euros).

No julgamento, Wright negou as acusações, alegando que ele próprio estava a ser chantageado por um grupo que ameaçou matar os seus filhos e violar a sua esposa. Acabou por ser condenado por duas acusações de contaminação de produtos e três acusações de chantagem.

Foi também considerado culpado de chantagem por exigir 150 mil libras (166 mil euros) em ‘bitcoins’ a um motorista com quem discutiu, através de uma carta anónima.

Wright foi condenado a 11 anos de prisão pela tentativa de chantagem à Tesco e a mais três anos pela carta enviada ao motorista, na qual ameaçou executá-lo com uma arma e matar a sua esposa e os seus filhos.

Quando Wright foi detido, em fevereiro deste ano, a polícia encontrou fotografias de comida de bebé contaminada no seu computador. Os agentes também recuperaram 100 mil libras (à volta de 110 mil euros) em ‘bitcoins’.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.