Inglaterra 1-2 França | Gauleses “on fire” vencem jogo alucinante

Tolga Bozoglu / EPA

Que jogaço! Palpitante, emocionante. A França vai continuar a defender o título mundial neste Qatar 2022, após derrotar a Inglaterra numa cimeira trepidante que esteve em aberto até ao derradeiro segundo, quando o livre de Rashford saiu milímetros por cima do alvo.

Os gauleses apuram-se para as meias-finais de um campeonato do Mundo pela quinta vez, já os “três leões” ingleses, em dez presenças nesta fase da prova, contabilizaram a sétima eliminação.

Tchouaméni abriu a contagem, Kane empatou, Giroud ripostou e Kane desperdiçou a oportunidade de voltar a deixar o duelo empatado e não ultrapassou Rooney como o artilheiro-mor dos ingleses. Na próxima quarta-feira os comandados de Didier Deschamps vão defrontar Marrocos.

Dá para repetir a dose de futebol champagne?

“Três leões” e gauleses não desiludiram e protagonizaram uma primeira parte ao melhor nível a que se assistiu neste Mundial 2022. Os campeões do Mundo puxaram dos galões, pressionaram com as linhas subidas, foram agressivos quando não tinham a bola, harmoniosos nos raides ofensivos e assim nasceu o golo que os deixou na frente do marcador.

Decorria o minuto 17 quando Tchouaméni desferiu um “míssil” finalizando um grande desenho ofensivo que ainda passou pelos pés de Mbappé, Dembélé e ainda Griezmann.

A reacção inglesa foi imediata: Shaw rematou à figura de Lloris e deu um mote para um assalto que durou cerca de dez minutos. Kane agitou as águas aos 22, mas não ultrapassou o colega de equipa no Tottenham. Mais tarde o guardião francês voltou a ser decisivo.

A França aguentou o ímpeto e desceu para os balneários com uma importante vantagem… Aurélien Tchouaméni era o elemento com melhor nota neste período, com um GoalPoint Rating de 6.8, fruto de um golaço, no único remate que fez, uma eficácia de 91% (falhou apenas dois passes em 23 tentados) e 27 acções com o esférico.

Se a primeira parte foi em grande, a segunda ganhou contornos ainda mais emocionantes. Os ingleses carregaram, não deixaram a França respirar e festejaram o merecido golo na sequência de uma grande penalidade cobrada por Harry Kane. A pressão britânica prosseguiu e ao minuto 70, Maguire desviou o esférico e este embateu no poste. A equipa de Gareth Southgate reinava em campo.

O ritmo alucinante prosseguia, Giroud, que tinha ameaçado instantes antes, vestiu a capa de herói com um cabeceamento perfeito, correspondendo de feição a um cruzamento milimétrico de Griezmann.

A emoção prosseguia, Mount foi derrubado por Théo Hernández, grande penalidade assinalada com o auxílio do VAR, mas desta vez Kane não acertou no alvo e deixou os ingleses em prantos e os franceses em êxtase… Podem repetir?

Melhor em campo

Jogador francês com mais jogos em fases finais de Mundiais, ultrapassando os históricos Thierry Henry e Fabien Barthez, Hugo Lloris exibiu-se em alto nível e foi determinante em mais um sucesso francês neste Mundial 2022.

O experiente guardião foi testado pela reacção inglesa com seis defesas – 1,0 golos evitados (defesas – xS) –, sendo que duas dessas intervenções detiveram remates que ocorreram no interior da área. Sem hipóteses no golo sofrido, festejou o desacerto do colega Kane minutos mais tarde. Para casa, leva ainda o título de melhor em campo com um um GoalPoint Rating de 7.0.

Destaques da Inglaterra

Saka 6.7

Foi o melhor elemento inglês e emergiu na etapa final, quando assumiu as iniciativas ofensivas. Foi derrubado por Tchouaméni no lance que esteve na génese do 1-1, registou dois passes para finalização, quatro acções com a bola na área francesa, quatro conduções progressivas e sofreu quatro faltas (máximo no jogo).

Bellingham 6.5

Mais uma boa exibição do “miúdo”, que joga como um catedrático. O “box to box” exibiu-se com dois remates, três acções com a bola na área contrária, três conduções progressivas, oito recuperações de posse, cinco acções defensivas no meio-campo adversário, outros tantos desarmes e bloqueou três passes/cruzamentos.

Destaques de França

Griezmann 6.2

O “maestro” fez mais uma partida notável, tanto na abnegação que teve a defender, como na classe que espalhou no ataque. Brilhou com duas assistências para golo, 58 acções com a bola, seis recuperações e dois desarmes.

Tchouaméni 6.1

Esteve em quase todos os lances decisivos do jogo: marcou o primeiro tento, derrubou Saka na área. Dos seus dados, destaque, ainda, para a percentagem elevada no capítulo do passe (falhou apenas quatro das 40 tentativas que arriscou) e três recuperações de posse.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.