/

Infraestruturas de Portugal estuda taxa sobre carros elétricos

O conselho geral e de supervisão da Infraestruturas de Portugal (IP) “considera necessário promover uma discussão sobre a existência de uma compensação” para a empresa “sobre os carros elétricos que utilizam a infraestrutura”, à semelhança do que acontece com os restantes veículos.

A informação sobre a discussão de uma eventual taxa é avançada pelo Jornal de Negócios, que dá conta que a intenção consta no relatório anual de atividades de 2019.

“Poderá constituir uma contribuição para a conservação das vias rodoviárias entregues à IP e, no futuro, deveria incorporar uma parcela pelo uso que os carros elétricos fazem das mesmas”, pode ler-se no documento.

O Negócios, que avança a notícia esta quinta-feira, observa ainda que, atualmente, já é cobrada uma contribuição sobre automóveis a gasolina, gasóleo e GPL, que gerou 701 milhões de euros à IP em 2019, um aumento de 2% face ao ano anterior.

Esta questão foi “abordada numa reunião com o conselho de administração executivo pois o conselho geral e de supervisão entende ser muito importante que sejam consideradas alternativas em resultado desta alteração do paradigma introduzido pelas viaturas elétricas“, defende o órgão.

As vendas de carros elétricos têm vindo a aumentar. Representam 0,3% dos ligeiros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.