Influente bispo alemão não vê “por que não” se pode abençoar casais homossexuais

3

“Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?”, disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece).

Franz-Josef Overbeck, bispo de Essen (oeste da Alemanha) e um dos vice-presidentes da Comece, considera que a prática de abençoar casais homossexuais está muito difundida entre os padres alemães.

No entanto, em março, a Congregação para a Doutrina da Fé (ex-Inquisição Guardiã da Fé no Vaticano) publicou uma nota na qual reafirmava considerar a homossexualidade um “pecado” e confirmava a impossibilidade para os casais homossexuais de receberem o sacramento do matrimónio.

Há um mês, 110 igrejas distribuídas por toda Alemanha organizaram cerimónias de casamento abertas “a todos que se amam”, independente da orientação sexual.

“Somos uma igreja pastoral para todos os seus membros, também para os homossexuais. Se eles pedirem alguma bênção, por que não?“, declarou à imprensa Overbeck.

“O papa é um papa pastoral, disse-nos que é preciso fazer o que serve as pessoas, então nós fazemos”, disse o bispo alemão, para quem a Igreja deve considerar mudanças de doutrina em relação ao celibato e ao casamento.

// AFP

3 Comments

  1. Já agora porque não ????… a Igreja Católica, já por tradição aceita abençoar Animais, Veículos, Objectos de toda a espécie, Casas, Aviões, Barcos etc…… . Então porque não estas minorias ????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.