Infidelidade feminina está relacionada com tamanho dos “berlindes”

Alesso / Flickr

Estudo aponta que traição de mulheres está proporcional ao tamanho dos testículos dos homens

Estudo aponta que traição de mulheres está proporcional ao tamanho dos testículos dos homens

Cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega, descobriram que a infidelidade feminina está relacionada com o tamanho dos testículos do homem. O estudo, liderado por Peter Bøckman, foi publicado na revista Apollon e servirá de base para a mostra Sexus, que comemora o bicentenário do Museu de História Natural da cidade. 

Estes resultados podem soar como um exagero, mas de acordo com Bockman, em entrevista ao Telegraph, um homem com testículos grandes tem maior quantidade de esperma e, portanto, é “motivado” a espalhar os seus genes através de várias “fêmeas”.

Estudo aponta que traição de mulheres está proporcional ao tamanho dos testículos dos homens

“Se o macho fertilizar apenas uma fêmea e não tiver concorrentes, só precisa do esperma suficiente para atingir o óvulo. No entanto, se a companheira fêmea tiver vários parceiros, o macho deverá produzir mais esperma e testículos tão grandes quanto o possível”, afirma o professor.

O cientista explica que é fácil perceber essa relação quando se analisa a natureza. Nas espécies que possuem vários parceiros e acasalam em grandes grupos, os machos possuem testículos particularmente grandes.

“Em grupos de gorilas há apenas um macho e, mesmo que o animal possua um pequeno harém, ele não tem necessidade de grandes testículos”, diz Bockman.

Mas o tamanho não é documento para a natureza. Animais com expectativa de vida curta também podem ter testículos enormes. O cientista cita uma espécie de gafanhoto em que os testículos ocupam metade da sua massa corporal.

E os humanos?

O professor Bockman comparou os resultados dos estudos feitos no comportamento de diferentes espécies de primatas com os de humanos.

Os testículos dos homens são em média 1,5 vezes maiores que o dos gorilas. Ou seja, segundo os estudos da equipa de Bockman, os machos da espécie humana tem órgãos relativamente grandes.

danigeorge / Flickr

Em grupos de gorilas há apenas um macho e, mesmo que o animal possua um pequeno harém, ele não tem necessidade de grandes testículos , diz estudo

Em grupos de gorilas há apenas um macho e, mesmo que o animal possua um pequeno harém, ele não tem necessidade de grandes testículos , diz estudo

Nas palavras do cientista, “isso mostra claramente como é a vida no nosso meio. Podemos jurar fidelidade, mas esta é uma evidência de que nossas fêmeas podem estar a trair-nos. Não somos como os chimpanzés, em que as fêmea têm quatro ou cinco parceiros a cada período fértil, mas há sempre uma probabilidade de que um outro macho passe por perto”, explica Bockman.

Há quem não concorde… 

Shereen Dindar, do site Shine On, defende que não se pode afirmar que os motivos que levam as fêmeas dos primatas a trair sejam os mesmos que levariam uma mulher a ser infiel.

Dindar questiona também a hipótese de o nível da fertilidade masculina ser proporcional ao tamanho do testículo.

E se há a necessidade de “espalhar os seus genes”, a autora diz que isso implicaria que os homens com órgãos sexuais grandes teriam também maior tendência para a infidelidade e não apenas as mulheres.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Um outro conceito muito antigo, exprime que o mais necessário, ante quaisquer circunstâncias, é “tê-los no lugar”.

RESPONDER

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …