Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

stayawaycovid.pt

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação.

Desde o lançamento da aplicação de rastreio de contactos StayAway Covid registaram-se 232 mil casos com covid-19 em Portugal. No entanto, apenas 1.955 pessoas sinalizaram a sua infeção na aplicação móvel, o que corresponde a 0,8% do número total de doentes, escreve o Jornal de Notícias.

Os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) revelam que 2,6 milhões de pessoas já descarregaram a app.

Desconhecem-se as justificações para tão poucas infeções serem sinalizadas. Poderão não ter recebido o código para inserir na aplicação ou, simplesmente, não quiseram colocá-lo, escreve ainda o jornal.

Os SPMS revelam que foram realizadas 757 chamadas para a linha SNS24, na sequência de notificações pela Stayway Covid.

No mês passado, a revista Visão escrevia que, do total de novos casos diários entre 1 de setembro e 12 de novembro, só 1% tinham sido efetivamente registados na StayAway Covid.

“Se o número de códigos fornecidos pelo Sistema Nacional de Saúde continuar tão baixo, o impacto da app manter-se-á muito limitado”, admitiu, na altura, Rui Oliveira, Administrador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), responsável pelo desenvolvimento da app.

António Costa chegou a considerar tornar a utilização da aplicação de rastreio obrigatória, algo que foi muito contestado e que obrigou o Governo a recuar.

Há duas semanas, o ZAP escrevia que, dois meses e meio após a aplicação ter sido disponibilizada, mais de 2,6 milhões de pessoas fizeram download, mas os códigos não chegam a 3,3% dos casos registados desde então.

Rui Oliveira revelou ao semanário que tinham sido gerados pelos médicos 6.022 códigos e inseridos apenas 1.651. Tendo em conta que foram identificados 184.997 infetados desde setembro [até 20 de novembro], a percentagem dos códigos a fazer chegar aos doentes ficava-se pelos 3,26% – e nem todos foram inseridos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …