Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

stayawaycovid.pt

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação.

Desde o lançamento da aplicação de rastreio de contactos StayAway Covid registaram-se 232 mil casos com covid-19 em Portugal. No entanto, apenas 1.955 pessoas sinalizaram a sua infeção na aplicação móvel, o que corresponde a 0,8% do número total de doentes, escreve o Jornal de Notícias.

Os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) revelam que 2,6 milhões de pessoas já descarregaram a app.

Desconhecem-se as justificações para tão poucas infeções serem sinalizadas. Poderão não ter recebido o código para inserir na aplicação ou, simplesmente, não quiseram colocá-lo, escreve ainda o jornal.

Os SPMS revelam que foram realizadas 757 chamadas para a linha SNS24, na sequência de notificações pela Stayway Covid.

No mês passado, a revista Visão escrevia que, do total de novos casos diários entre 1 de setembro e 12 de novembro, só 1% tinham sido efetivamente registados na StayAway Covid.

“Se o número de códigos fornecidos pelo Sistema Nacional de Saúde continuar tão baixo, o impacto da app manter-se-á muito limitado”, admitiu, na altura, Rui Oliveira, Administrador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), responsável pelo desenvolvimento da app.

António Costa chegou a considerar tornar a utilização da aplicação de rastreio obrigatória, algo que foi muito contestado e que obrigou o Governo a recuar.

Há duas semanas, o ZAP escrevia que, dois meses e meio após a aplicação ter sido disponibilizada, mais de 2,6 milhões de pessoas fizeram download, mas os códigos não chegam a 3,3% dos casos registados desde então.

Rui Oliveira revelou ao semanário que tinham sido gerados pelos médicos 6.022 códigos e inseridos apenas 1.651. Tendo em conta que foram identificados 184.997 infetados desde setembro [até 20 de novembro], a percentagem dos códigos a fazer chegar aos doentes ficava-se pelos 3,26% – e nem todos foram inseridos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ERC cancela debates de Vitorino Silva com todos os candidatos no Porto Canal

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) cancelou os debates de Vitorino Silva com todos os candidatos presidenciais no Porto Canal, na sequência da queixa apresentada pelo PCP à Comissão Nacional de Eleições (CNE). Esta …

Bancos contestam lei da banca (mas Deco aplaude). Centeno admite ajustar medidas

O Banco de Portugal (BdP) quer alterar o Código da Atividade Bancária (CAB). Se por um lado, os bancos contestam algumas das normas, por outro, outras entidades, como a Deco, aplaudem as medidas. A consulta pública …

Mulher com covid-19 em coma e ventilada conseguiu o "milagre" de dar luz

Em outubro de 2020, Elisângela Neves, de 31 anos, foi infetada com covid-19 quase morreu. A mulher estava grávida de 27 semanas, mas precisou de ser ventilada e ligada a uma máquina que respirou por …

Mais de 95% dos vacinados do São João apresentaram anticorpos em 15 dias

Entre 95 a 97% dos profissionais de saúde vacinados contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, apresentaram, 15 dias após a primeira toma, anticorpos que conduzem à imunidade, revelou esta quinta-feira o …

É mais "um conjunto de meias medidas". Governo criticado por manter escolas e universidades abertas

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19 entraram esta sexta-feira em vigor. No entanto, as exceções decididas pelo Governo relativamente ao novo confinamento têm sido alvo de duras …

Berlusconi hospitalizado no Mónaco com problemas cardíacos

Silvio Berlusconi, antigo primeiro ministro italiano, está hospitalizado no Mónaco, depois de ter sofrido uma arritmia cardíaca. O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, está hospitalizado desde segunda-feira no Mónaco, após sofrer um problema cardíaco, explicou esta quinta-feira …

Depois do Reino Unido, Angola suspende voos para Portugal. Santos Silva quer saber o motivo

O Reino Unido decidiu, esta quinta-feira, suspender as ligações aéreas de Portugal para Inglaterra para tentar impedir a entrada da estirpe brasileira do SARS-CoV-2. Angola tomou a mesma decisão e o Ministério dos Negócios Estrangeiros …

Pochettino é o treinador mais bem pago da história do PSG

Mauricio Pochettino é o treinador mais bem pago da história dos franceses do Paris Saint-Germain, avança o jornal L'Équipe esta sexta-feira. De acordo com o jornal gaulês, Pochettino recebe cerca de 940 mil euros brutos mensais, …

Real Madrid eliminado da Supertaça. Zidane desvaloriza resultado e nega crise

O Athletic Bilbau venceu por 2-1 o Real Madrid, detentor do troféu, e assegurou a presença na final da Supertaça de Espanha, na qual vai defrontar o FC Barcelona, no domingo. Em Málaga, os bascos beneficiaram …

Vitor Paulo Pereira

Está a nascer em Portugal a primeira fábrica em massa de vacinas (e fica numa vila minhota)

O grupo farmacêutico espanhol Zendal, que fabrica uma das vacinas existentes contra a covid-19, a Novavax, está a construir uma fábrica de produção de larga escala em Portugal, na vila de Paredes de Coura, distrito …