Infarmed garante que morte de bailarina não foi culpa da pílula

carolina.tendon / Facebook

Carolina Tendon foi vítima de uma embolia pulmonar súbita

A família de Carolina Tendon, uma jovem bailarina vítima de uma embolia pulmonar súbita, suspeita de que a filha morreu por causa da Yasmin, uma pílula contraceptiva. O Infarmed garante que não há razões para alarme, nem para as mulheres deixarem de tomar a pílula.

Esta é a posição do organismo depois das suspeitas reveladas, na semana passada, por uma reportagem da TVI. Carolina Tendon, uma universitária de 22 anos, de Évora, morreu em Fevereiro de 2014, de uma súbita embolia pulmonar.

A jovem bailarina era saudável, não fumava, e tomava a pílula para controlar o acne, há cerca de dois anos, conforme dados divulgados pela sua irmã à TVI. Perante este quadro, a família suspeita dos resultados da autópsia, que indicam morte natural, e apoia-se num relatório da Unidade de Farmacovigilância do Sul, também divulgado pela TVI, que estabelece um possível ligação entre a morte e a pílula.

“A relação causal entre o medicamento suspeito e a reacção adversa ao medicamento notificada foi classificada pelo perito clínico como possível, por se tratar de uma reacção adversa descrita no resumo das características do medicamento e por ter uma relação temporal bem estabelecida”, salienta esse documento.

Perante isto, e contactado pelo Público, o Infarmed nota que não há “medicamentos isentos de riscos”, mas sustenta que “não existem razões para as mulheres pararem de tomar o seu contraceptivo”. E àqueles que têm dúvidas, o organismo aconselha a falarem com o seu médico assistente.

O Infarmed nota ainda, citado pelo Público, que em 15 anos, “foram notificados 35 casos de reacções adversas a esta pílula específica, sendo dois deles de morte”.Todavia, o organismo frisa que “não existe evidência” de “relação causal entre a toma do medicamento e a reacção adversa ou a sua consequência”.

A Bayer, a empresa farmacêutica que produz a Yasmin, foi igualmente contactada pelo Público e refere que os “eventos adversos reportados não têm necessariamente uma relação causal directa com o medicamento”.

A empresa acrescenta que os contraceptivos orais, especificamente a pílula em causa, são dos “medicamentos mais estudados de forma sistemática e mais largamente utilizados na actualidade”, e nota que a Yasmin tem “um perfil benefício-risco favorável”.

Esta pílula é considerada de terceira geração, afirmando-se que acarreta menos riscos para quem a utiliza.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Deviam estudar bem melhor os sintomas das pílulas. Experimentei diversas marcas de pílula por causa dos sintomas, a minha médica dizia que não havia nada a fazer, mas que com o tempo iria passar.
    Só depois de parar de a tomar é que me apercebi de todo o mal que me andava a fazer: desde dores de cabeça constantes, a irritabilidade com tudo e todos, a falta de apetite sexual…
    Agora sou outra, certo ando com mais borbulhas… mas ando muito mais bem disposta!!!!

  2. Pois, o mesmo se passa com as vacinas… É muito difícil atribuir algo tão mau a uma coisa que , presumivelmente, não faz mal nenhum! Dizem eles!…
    Cada vez mais me apercebo que só lhes interessa os €uros.

  3. O que acontece é que as pilulas são produzidas para um tipo, e nós os seres umanos, somos de tipo diferente, o que me faz bem a mim faz mal a outros, eu não posso tomar pilula nenhuma, e muitas mulheres não podem, e as empresas farmaceiticas sabem mas o que está em causa são os euros.

RESPONDER

Neymar exige mais 6,5 milhões ao Barcelona. É o terceiro processo do jogador contra o clube

Neymar processou pela terceira vez o Barcelona devido às contingências fiscais que lhe foram incutidas a título pessoal por causa dos contratos relativos à sua contratação pelos blaugranas. Segundo divulgou o Mundo esta sexta-feira, citado pelo …

Autarca de Torres Vedras condenado a multa de 5.000 euros por plágio na tese de doutoramento

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes (PS), foi esta quinta-feira condenado a pagar uma multa de 5.000 euros, pelo crime de contrafação na tese de doutoramento. A multa será aplicada durante …

Francisco J. Marques acusado de sete crimes por divulgar e-mails do Benfica

Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria estão a ser acusados de vários crimes relativamente ao caso da divulgação dos e-mails do SL Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi …

Depressão Jorge traz fim-de-semana com chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana chuvoso e ventoso, a começar já a partir de sábado. Em causa está a passagem da depressão Jorge por Portugal. O tempo de primavera …

Dieselgate. Volkswagen vai pagar 800 milhões de euros a clientes

O fabricante de automóveis Volkswagen está disposto a pagar cerca de 800 milhões de euros a 460.000 clientes afetados pela manipulação de motores 'diesel', após um acordo extrajudicial com o gabinete de proteção do consumidor …

Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização. De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro …

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …