Infarmed garante que morte de bailarina não foi culpa da pílula

carolina.tendon / Facebook

Carolina Tendon foi vítima de uma embolia pulmonar súbita

A família de Carolina Tendon, uma jovem bailarina vítima de uma embolia pulmonar súbita, suspeita de que a filha morreu por causa da Yasmin, uma pílula contraceptiva. O Infarmed garante que não há razões para alarme, nem para as mulheres deixarem de tomar a pílula.

Esta é a posição do organismo depois das suspeitas reveladas, na semana passada, por uma reportagem da TVI. Carolina Tendon, uma universitária de 22 anos, de Évora, morreu em Fevereiro de 2014, de uma súbita embolia pulmonar.

A jovem bailarina era saudável, não fumava, e tomava a pílula para controlar o acne, há cerca de dois anos, conforme dados divulgados pela sua irmã à TVI. Perante este quadro, a família suspeita dos resultados da autópsia, que indicam morte natural, e apoia-se num relatório da Unidade de Farmacovigilância do Sul, também divulgado pela TVI, que estabelece um possível ligação entre a morte e a pílula.

“A relação causal entre o medicamento suspeito e a reacção adversa ao medicamento notificada foi classificada pelo perito clínico como possível, por se tratar de uma reacção adversa descrita no resumo das características do medicamento e por ter uma relação temporal bem estabelecida”, salienta esse documento.

Perante isto, e contactado pelo Público, o Infarmed nota que não há “medicamentos isentos de riscos”, mas sustenta que “não existem razões para as mulheres pararem de tomar o seu contraceptivo”. E àqueles que têm dúvidas, o organismo aconselha a falarem com o seu médico assistente.

O Infarmed nota ainda, citado pelo Público, que em 15 anos, “foram notificados 35 casos de reacções adversas a esta pílula específica, sendo dois deles de morte”.Todavia, o organismo frisa que “não existe evidência” de “relação causal entre a toma do medicamento e a reacção adversa ou a sua consequência”.

A Bayer, a empresa farmacêutica que produz a Yasmin, foi igualmente contactada pelo Público e refere que os “eventos adversos reportados não têm necessariamente uma relação causal directa com o medicamento”.

A empresa acrescenta que os contraceptivos orais, especificamente a pílula em causa, são dos “medicamentos mais estudados de forma sistemática e mais largamente utilizados na actualidade”, e nota que a Yasmin tem “um perfil benefício-risco favorável”.

Esta pílula é considerada de terceira geração, afirmando-se que acarreta menos riscos para quem a utiliza.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Deviam estudar bem melhor os sintomas das pílulas. Experimentei diversas marcas de pílula por causa dos sintomas, a minha médica dizia que não havia nada a fazer, mas que com o tempo iria passar.
    Só depois de parar de a tomar é que me apercebi de todo o mal que me andava a fazer: desde dores de cabeça constantes, a irritabilidade com tudo e todos, a falta de apetite sexual…
    Agora sou outra, certo ando com mais borbulhas… mas ando muito mais bem disposta!!!!

  2. Pois, o mesmo se passa com as vacinas… É muito difícil atribuir algo tão mau a uma coisa que , presumivelmente, não faz mal nenhum! Dizem eles!…
    Cada vez mais me apercebo que só lhes interessa os €uros.

  3. O que acontece é que as pilulas são produzidas para um tipo, e nós os seres umanos, somos de tipo diferente, o que me faz bem a mim faz mal a outros, eu não posso tomar pilula nenhuma, e muitas mulheres não podem, e as empresas farmaceiticas sabem mas o que está em causa são os euros.

RESPONDER

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …