Infanta Cristina planeia exilar-se em Lisboa

OEA - OAS / Flickr

A infanta Cristina de Borbón,  filha do Rei Juan Carlos de Espanha

A infanta Cristina de Borbón, filha do Rei Juan Carlos de Espanha

A segunda filha do rei emérito de Espanha planeia estabelecer o seu domicílio em Lisboa, abandonando a Suíça, país que escolheu para viver há vários anos desde que enfrenta problemas com a justiça espanhola.

A mudança de Cristina e Iñaki Urdangarin, que se encontra desempregado, para a capital portuguesa terá que ver com a opção do príncipe Aga Khan – atual chefe da Infanta e amigo íntimo do Rei Juan Carlos – de mudar a sede da sua fundação de Genebra para Portugal.

A irmã do rei de Espanha e o marido estão implicados no caso Nóos, um caso que continua a arrastar-se em tribunal em que a fundação com o mesmo nome terá sido utilizada para desvios de dinheiros públicos por parte do marido da Infanta Cristina.

A íntenção do príncipe Aga Khan, líder da comunidade Ismaili, de se estabelecer no nosso país não é novidade, mas a mesma começa a acontecer ao poucos.

A 11 de maio, Aga Khan adquiriu em hasta pública o palácio Henrique Mendonça por um valor de doze milhões de euros.

Segundo publicações internacionais, acredita-se que o local, onde já se iniciaram obras de restauro, será o escolhido para albergar os novos escritórios onde Cristina desempenhará funções.

A acontecer, a mudança para Lisboa poderá estar para breve e servirá de fuga à polémica que o casal enfrenta em Espanha, país que raramente visita para não causar transtornos ao reinado do seu irmão, Felipe.

Também o rei Juan Carlos passou uma temporada de mais de trinta anos de exílio em Portugal, no Estoril.

Move

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não vai faltar companhia à Sr.ª Dona Infanta Cristina. Existem em Portugal muitos (mais do que seria razoável) amigos com as mesmas “skills” que ela e marido. Poderão partilhar experiências e know-how num país de impunidade… e de regime fiscal muito favorável às fortunas!

  2. Minha querida infanta Cristina: espero e desejo que sejas bem vinda a Lisboa. Aqui, terás o sossego que precisas e tempo para mostrar que jamais incorreste em actos ilícitos. Os teus olhos não mentem, por mais que te queiram enredar. Só espero que fiques entre nós até ao fim dos teus dias, mas que jamais deixes de visitar a Espanha, mesmo que te recebam com quatro pedras na mão. Não esqueças, a tua mãe, senhora nossa, gosta de ti. Sempre que possas, visita-a e oferece-lhe um ramo de flores. E quando, finalmente, a tormenta estiver completamente extinta, avalia bem se o teu marido é quem tu julgas que é. Isso será muito importante para a tua vida social, sentimental e afectiva.

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …