Infanta Cristina planeia exilar-se em Lisboa

OEA - OAS / Flickr

A infanta Cristina de Borbón,  filha do Rei Juan Carlos de Espanha

A infanta Cristina de Borbón, filha do Rei Juan Carlos de Espanha

A segunda filha do rei emérito de Espanha planeia estabelecer o seu domicílio em Lisboa, abandonando a Suíça, país que escolheu para viver há vários anos desde que enfrenta problemas com a justiça espanhola.

A mudança de Cristina e Iñaki Urdangarin, que se encontra desempregado, para a capital portuguesa terá que ver com a opção do príncipe Aga Khan – atual chefe da Infanta e amigo íntimo do Rei Juan Carlos – de mudar a sede da sua fundação de Genebra para Portugal.

A irmã do rei de Espanha e o marido estão implicados no caso Nóos, um caso que continua a arrastar-se em tribunal em que a fundação com o mesmo nome terá sido utilizada para desvios de dinheiros públicos por parte do marido da Infanta Cristina.

A íntenção do príncipe Aga Khan, líder da comunidade Ismaili, de se estabelecer no nosso país não é novidade, mas a mesma começa a acontecer ao poucos.

A 11 de maio, Aga Khan adquiriu em hasta pública o palácio Henrique Mendonça por um valor de doze milhões de euros.

Segundo publicações internacionais, acredita-se que o local, onde já se iniciaram obras de restauro, será o escolhido para albergar os novos escritórios onde Cristina desempenhará funções.

A acontecer, a mudança para Lisboa poderá estar para breve e servirá de fuga à polémica que o casal enfrenta em Espanha, país que raramente visita para não causar transtornos ao reinado do seu irmão, Felipe.

Também o rei Juan Carlos passou uma temporada de mais de trinta anos de exílio em Portugal, no Estoril.

Move

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não vai faltar companhia à Sr.ª Dona Infanta Cristina. Existem em Portugal muitos (mais do que seria razoável) amigos com as mesmas “skills” que ela e marido. Poderão partilhar experiências e know-how num país de impunidade… e de regime fiscal muito favorável às fortunas!

  2. Minha querida infanta Cristina: espero e desejo que sejas bem vinda a Lisboa. Aqui, terás o sossego que precisas e tempo para mostrar que jamais incorreste em actos ilícitos. Os teus olhos não mentem, por mais que te queiram enredar. Só espero que fiques entre nós até ao fim dos teus dias, mas que jamais deixes de visitar a Espanha, mesmo que te recebam com quatro pedras na mão. Não esqueças, a tua mãe, senhora nossa, gosta de ti. Sempre que possas, visita-a e oferece-lhe um ramo de flores. E quando, finalmente, a tormenta estiver completamente extinta, avalia bem se o teu marido é quem tu julgas que é. Isso será muito importante para a tua vida social, sentimental e afectiva.

RESPONDER

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …