/

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

38

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos.

O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser (LIGO), detalha o Live Science.

Previstas pela primeira vez por Albert Einstein, as ondas gravitacionais são ondulações extremamente rápidas na curvatura espaço-tempo que viajam à velocidade da luz desde a sua fonte para o exterior. Estas ondas são, por norma, fruto de enormes eventos cósmicos, como a colisão de buracos negros ou a fusão de estrelas de neutrões.

Contudo, na deteção da semana passada, os cientistas não puderam identificar a causa exata desta explosão que durou apenas 14 milissegundos.

As ondas gravitacionais geradas pela colisão de objetos massivos costumam durar mais tempo, tal como explicou o cientista Andy Howell, citado pelo portal de Ciência.

Outra hipótese em cima da mesa para justificar esta explosão é que possa ser o resultado do colapso de uma super-nova. Embora este seja um fenómeno mais transitório do que a colisão de buracos negros, a explosão parece ainda “muito curta para aquilo que é esperado do colapso de uma estrela massiva”, observou Howell.

Nunca vimos uma estrela explodir em ondas gravitacionais anteriormente (…) Não sabemos realmente como seria”, disse, acrescentando que não descarta que se tenha tratado de um problema técnico nos instrumentos de deteção.

Ainda assim, frisa Howell, o fenómeno foi registado por três detetores do LIGO: dois dos quais localizados nos Estados Unidos e um em Itália.

O Universo está sempre a surpreender-nos. Podem existir eventos astronómicos totalmente novos que produzem ondas gravitacionais nos quais nunca pensamos”, disse.

ZAP //

38 Comments

  1. E por que não um choque violento entre a matéria escura e a matéria visível? Agora que se fala tanto da energia e matéria escura, porque não sugerir isso?

    • Matéria escura tem efeito gravitacional e energia escura tem efeito anti gravitacional. Se fosse um choque entre as duas haveria anulação. Isso se a energia escura existe mesmo, já que é controverso.

  2. Ondas gravitacionais? E nem sequer sabem que a luz não contem partículas nenhumas (fotões nao existem) é é apenas uma perturbação em campo eletro-magnético (que a ciência define com uma imprecisão atroz) que não se propaga em linha reta e cuja curvatura depende da intensidade do campo magnético

    • Também pensava assim até minha adolescência até ver no observatório astronômico um experimento onde a luz que colidia com um catavento fazendo girar dentro de um bulbo de uma lâmpada fechada. Hj sabemos q todas as particulares se comportam hora como matéria hora como ondas, e ainda não existe nenhuma explicação para isso na Física quântica.

    • O foton de luz (provindo do sol) nada mais é do que prótons (que é energia pura) enfraquecidos, provindos da nossa estrela. Logo lembre-se que Massa e Energia são as mesmas coisas (inclusive foi assim que descobriram a bomba atômica).

  3. Acho que são os Socialistas, Comunistas ou PTistas aqui do Brasil, perturbando a Paz do Universo e o ordenamento das Galáxias!

    • Vamos então enviá-los numa viagem só de ida para Marte, para eles construírem alí um paraíso socialista. Só assim a paz voltará a reinar na Terra e no Universo.

      • Não entendi a errata. Colisão de dois buracos negros é possível, e o resultado é. Novo buraco negro de maior massa que os dois que lhe deram origem.

    • Ou talvez uma colisão entre universos paralelos, uns com comunistas, outro com socialistas e outros com os “chega” que começam a abundar…

      • Na verdade há hipóteses teóricas que prevêem a existência de universos paralelos que poderiam dera ondas de microondas sem origem aparente

  4. Por favor, gostaria de confirmar um entendimento. No texto cita que as ondas gravitacionais foram percebidas por 2 instrumentos nos EUA e 1 na Itália.

    O número médio da aceleração da gravidade na Terra é de 9,8 m/S2. De que ordem foi a variação da gravidade percebida?

  5. Final do segundo parágrafo
    “Neutrões”
    Da até uma coceirinha atrás da orelha

    singular – Nêutron
    plural – Nêutrons

    Essas matérias produzidas com colagem de outros artigos e traduções na correria pra não perder cliques, eu entendo
    Mas já que é assim, não brinca com a credibilidade do conteúdo

    Pra comentar parece que só cedendo meu e-mail pro banco de dados de vocês
    Espero não receber spam daqui pra frente

    Abs

  6. Boa tarde.

    A palavra “massivo” não existe em português. Existe “maciço”, que é o correspondente à palavra inglesa “massive”.

    Cumprimentos

    • mas·si·vo
      adjectivo
      1. Diz-se do substantivo que representa algo que normalmente não se pode contar ou cujas partes não se podem, em geral, enumerar (ex.: arroz, tabaco). = NÃO CONTÁVEL
      2. Que ocorre ou se verifica em grande quantidade. = MACIÇO
      3. Relativo às massas, a um grande número de pessoas. = MACIÇO
      massivo“, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

    • Não leias e não te instruas, não! Ainda vais a tempo de acabar a quarta classe. É só uma questão de vontade e dedicação.

  7. Pois, eu uso dicionários em papel. E o dicionário que tenho Dicionário da Língua Portuguesa, de Fernando J. Da Silva, livraria Simões Lopes, Porto ediçao de 1958 (sim é dos antigos) a palavra massivo não existe. Se consultar o Ciberdúvidas da lingua portuguesa tbm mostram que massivo é um estrangeirismo. Ou seja é um estrangeirismo desnecessário, que talvez pelo uso os dicionários da internet assumem. Cumprimentos

  8. Pelo pouquíssimo que entendi sobre ondas gravitacionais (nas parcas aulas sobre o tema), um evento tão curto como o percebido pode ter sido até o choque de um asteroide em um planeta próximo. Há de se ter uma ideia (através dos instrumentos de medição) da distância da origem do evento, ou então, não temos nada.

  9. A última resposta ,de todas as análise .,me parece melhor dentro de uma realidade simples .
    Uma colisão de fragmentos de importância secundária, com efeitos pouco apreensivos. mas ,uma analise mais detalhada ., …não custa nada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.