Inés Arrimadas é a nova líder do Ciudadanos

Enric Fontcuberta / EPA

Ines Arrimadas, do Ciudadanos

A deputada Inés Arrimadas foi eleita, este domingo, presidente do Ciudadanos, tendo conquistado 77% dos votos.

Segundo o jornal Financial Times, Inés Arrimadas foi eleita, este domingo, presidente do Ciudadanos, sucedendo a Albert Rivera, que se demitiu da liderança do partido depois das eleições de novembro do ano passado.

A deputada dos liberais espanhóis, de 38 anos, obteve 77% dos votos, contra os 22,32% de Francisco Igea e os 0,76% de Joaquín Aparici.

De acordo com o jornal britânico, a até então porta-voz do grupo parlamentar é a primeira mulher a liderar um dos principais partidos políticos espanhóis, mas cabe-lhe agora a difícil tarefa de reavivar o Ciudadanos, que perdeu 47 dos 57 assentos no Congresso nas últimas eleições.

“Muitíssimo obrigado por inundarem de esperança as primárias do nosso partido, companheiros. Serei a presidente de todos os militantes e trabalharemos sem descanso para que, juntos, devolvamos essa mesma esperança a milhões de espanhóis”, escreveu Arrimadas no Twitter, depois de ter sido declarada vencedora das primárias.

https://twitter.com/InesArrimadas/status/1236751287749955586?s=20

De acordo com o FT, Arrimadas, que tem servido como líder interina do partido desde novembro, tem favorecido laços com o Partido Popular (PP). Ambos estão a organizar uma lista conjunta nas eleições regionais no País Basco, marcadas para o próximo mês, com a perspetiva de combinar novamente esforços nas eleições catalãs no final do ano.

Mas esta iniciativa está a revelar-se difícil. Recentemente, o PP demitiu o seu líder local na região, que se opôs aos termos do acordo eleitoral com o Ciudadanos. As negociações entre os dois partidos na Galiza, que realiza eleições ao mesmo tempo, também fracassaram.

Segundo o jornal Público, o desafio de Inés Arrimadas será encontrar um espaço político que lhe permita recuperar a reputação do partido que, quando apareceu, foi visto como “moderno, refrescante e até revolucionário” por surgir num país preso ao bipartidarismo PSOE-PP.

Atualmente, e depois de muitos impasses políticos, Espanha é governada pelo socialista Pedro Sánchez, que conseguiu chegar a acordo com o Unidas Podemos, de Pablo Iglesias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.