INEM recebeu mais de 200 chamadas de incidentes de crianças com cápsulas de detergente

left-hand / Flickr

O Centro de Informação Antivenenos (CIAV), do INEM, recebeu em 2014 mais de 200 chamadas sobre incidentes com cápsulas de detergente para máquinas de lavar louça e roupa, na maioria envolvendo crianças.

Até terça-feira, foram recebidas, no Centro de Informação Antivenenos, departamento do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), 210 chamadas telefónicas referentes a situações com cápsulas para máquinas de lavar louça e roupa, valor que ultrapassa largamente as 135 chamadas registadas no total do ano passado.

Em declarações à agência Lusa, Fátima Rato, do CIAV, explicou que “a esmagadora maioria” das chamadas envolvem crianças com idades entre os 17 meses e os três anos.

Segundo esta médica, em mais 98 por cento dos incidentes há “uma exposição ao produto por via digestiva“.

“Na quase totalidade dos casos o que acontece é que as crianças levam as cápsulas à boca e trincam-nas. A quantidade ingerida é mínima, provavelmente porque o produto sabe mal e as crianças naturalmente cospem-no”, explicou a especialista.

Até ao momento, não há registo de casos clínicos graves, sendo os vómitos o sintoma mais frequentemente apresentado pelas vítimas, segundo o CIAV.

O Centro Antivenenos registou também alguns casos de contacto com os olhos, sobretudo em adultos.

Estudo internacional

Uma investigação internacional alertou esta semana para o risco que as cápsulas de detergente representam para as crianças mais pequenas, registando um aumento no número de intoxicações, devido aos contacto com as substâncias contidas nas cápsulas.

Segundo o estudo, que foi realizado nos Estados Unidos e publicado na revista médica Pediatrics, ao meterem as cápsulas na boca, as crianças correm o risco de ingerir uma grande quantidade de substâncias químicas concentradas.

A investigação, realizada entre 2012 e 2013, revela que os centros antivenenos dos Estados Unidos registaram 17.230 casos de crianças com menos de seis anos que ingeriram, inalaram ou estiveram expostas aos produtos químicos contidos nestas doses de detergente.

Um total de 769 crianças foram hospitalizadas com intoxicações, em média duas por dia, e uma criança acabou mesmo por morrer.

As crianças com idades entre um e dois anos representam dois terços dos casos.

Cerca de metade das crianças (48 por cento) vomitaram após a ingestão do detergente. Tosse, irritação dos olhos, letargia e conjuntivite foram outros sintomas registados.

“As cápsulas são pequenas e coloridas e a uma criança podem parecer guloseimas ou sumo de fruta“, adiantou Marcel Casavant, responsável pelo serviço de toxicologia do estado norte-americano do Ohio e co-autor do estudo.

Os responsáveis do estudo recomendam, por isso, a instauração de normas de segurança para estes produtos e recomendam também aos pais que optem por detergentes em embalagens tradicionais.

Em Abril, a Associação de Defesa do Consumidor (DECO) tinha já alertado para o risco de as crianças confundirem as cápsulas de alguns detergentes com gomas ou rebuçados, por serem “coloridas, suaves ao toque, com um cheiro agradável e vendidas em embalagens atractivas com alusão a alimentos”.

A DECO lembrava que a venda de produtos com estas características é ilegal, considerando que a legislação sobre esta matéria é clara: “As embalagens que contenham substâncias perigosas, colocadas à disposição do público, não podem ter uma forma ou uma decoração gráfica susceptíveis de despertarem ou estimularem a curiosidade das crianças ou de induzirem em erro os consumidores, bem como uma apresentação e ou uma denominação similar às usadas em géneros alimentícios, alimentos para animais, medicamentos e cosméticos”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vamos ser extremistas e resolver isto de uma vez por todas.
    Volte-se ao tanque de lavar e sabão azul e branco.
    e como o progresso é uma coisa terrivel devemos voltar aos primordios onde tudo era ecologico.
    Eu gostava de ver estes contestatarios de pau na mão à procura do jantar a viver numa gruta, plantar o que comem, como meio de transporte usarem as pernitas etec etc etc

RESPONDER

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …