Cientistas descobrem como induzir hibernação em ratos

Duas equipas de investigadores identificaram grupos de neurónios que, quando estimulados, colocam os ratos num estado de torpor.

Dois estudos descobriram mecanismos que podem ser usados para induzir ratos a entrar em torpor, um estado em que o metabolismo é desacelerado e a temperatura do corpo diminui para economizar energia, algo que acontece naturalmente quando os animais entram em hibernação no inverno.

Apesar de não hibernarem, os ratos entram num estado de torpor, desencadeado por falta de alimentação e por baixas temperaturas, durante períodos relativamente reduzidos. Os investigadores conseguiram agora identificar a genética e a fisiologia dos ratos que conduz ao torpor e os neurónios que controlam a entrada para este estado.

O ArsTechnica detalha que os cientistas de Boston, nos Estados Unidos, conseguiram monitorizar a atividade em 190 regiões do cérebro dos roedores, comparando os dados dos que estavam em torpor induzido, dos do que permaneceram ativos.

Depois, injetaram genes, de forma faseada, nestas regiões para ativar os neurónios aí presentes e concluíram que ao ativar os que estão no hipotálamo anterior conseguem induzir um estado equivalente ao torpor.

A segunda equipa, desta vez sediada no Japão, seguiram uma proteína (implicada na alimentação e na ansiedade) até às células que a produzem no cérebro e estudaram-na em detalhe.  Depois de manipularem estas células, os cientistas conseguiram que estas passassem a produzir o mesmo gene ativado por fármacos usados pela equipa dde Boston.

Quando foram injetadas as células corretas, os ratos também caíram num estado equivalente ao torpor. A temperatura do corpo (geralmente acima dos 40 graus) caiu para menos de 30 graus durante 48 horas, a atividade cardíaca baixou e o consumo de oxigénio foi reduzido.

Os cientistas vão continuar a estudar estes neurónios e tentar identificar mais benefícios do estado de torpor. Os artigos científicos (que podem ser consultados aqui e aqui) foram ambos publicados na Nature.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há três portugueses na calha para substituir Espírito Santo no Wolverhampton

O Wolverhampton prepara uma possível saída de Nuno Espírito Santo e tem três portugueses na calha: Vítor Pereira, Bruno Lage e Rui Faria. Ultimamente tem-se falado muito da possibilidade de Nuno Espírito Santo abandonar o Wolverhampton …

PS, BE e CDS alargam direitos dos independentes. “Não é luz verde, é amarela”

As alterações às leis eleitorais têm aprovação garantida em plenário por maioria absoluta nesta quinta-feira. Independentes podem concorrer à Câmara e Assembleia Municipal com o mesmo nome, símbolo e sigla, mas não a todas as …

Aos 29 anos, "sucessor" de Mourinho estreia-se a vencer e faz história

Ryan Mason, o novo treinador interino do Tottenham, estreou-se a ganhar e tornou-se o treinador mais jovem da história da Premier League. Com a saída de José Mourinho do Tottenham, esta segunda-feira, Ryan Mason assumiu interinamente …

PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição. Nos últimos tempos, …

Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se …

Enquanto clubes pedem desculpa, Florentino contra-ataca e não desiste da Superliga

O presidente do Real Madrid e da Superliga, Florentino Pérez, manifestou-se na quarta-feira "triste e dececionado" com a suspensão da nova competição europeia de futebol, mas também "surpreendido" com a campanha orquestrada pelo presidente da …

Governo estuda compra de mais vacinas de ARN mensageiro para evitar atrasos

As autoridades de saúde portuguesas estão a estudar a compra de mais vacinas de ARN mensageiro, que até agora não têm revelado efeitos secundários tão graves como a vacina da AstraZeneca e da Johnson & …

O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra. A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira …

Ministério Público e defesa de Sócrates concordam: Ivo Rosa fez uma alteração ilegal à acusação

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates já pediram a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês. Os dois requerimentos defendem que o juiz fez …

Depois da Superliga Europeia, pode chegar agora a Superliga Britânica

Depois de os planos de uma Superliga Europeia terem aparentemente caído por terra, os clubes ingleses preparam uma "Superliga Britânica", que poderá trazer o Celtic e o Rangers para a Premier League. Os planos de uma …