Cientistas descobrem como induzir hibernação em ratos

Duas equipas de investigadores identificaram grupos de neurónios que, quando estimulados, colocam os ratos num estado de torpor.

Dois estudos descobriram mecanismos que podem ser usados para induzir ratos a entrar em torpor, um estado em que o metabolismo é desacelerado e a temperatura do corpo diminui para economizar energia, algo que acontece naturalmente quando os animais entram em hibernação no inverno.

Apesar de não hibernarem, os ratos entram num estado de torpor, desencadeado por falta de alimentação e por baixas temperaturas, durante períodos relativamente reduzidos. Os investigadores conseguiram agora identificar a genética e a fisiologia dos ratos que conduz ao torpor e os neurónios que controlam a entrada para este estado.

O ArsTechnica detalha que os cientistas de Boston, nos Estados Unidos, conseguiram monitorizar a atividade em 190 regiões do cérebro dos roedores, comparando os dados dos que estavam em torpor induzido, dos do que permaneceram ativos.

Depois, injetaram genes, de forma faseada, nestas regiões para ativar os neurónios aí presentes e concluíram que ao ativar os que estão no hipotálamo anterior conseguem induzir um estado equivalente ao torpor.

A segunda equipa, desta vez sediada no Japão, seguiram uma proteína (implicada na alimentação e na ansiedade) até às células que a produzem no cérebro e estudaram-na em detalhe.  Depois de manipularem estas células, os cientistas conseguiram que estas passassem a produzir o mesmo gene ativado por fármacos usados pela equipa dde Boston.

Quando foram injetadas as células corretas, os ratos também caíram num estado equivalente ao torpor. A temperatura do corpo (geralmente acima dos 40 graus) caiu para menos de 30 graus durante 48 horas, a atividade cardíaca baixou e o consumo de oxigénio foi reduzido.

Os cientistas vão continuar a estudar estes neurónios e tentar identificar mais benefícios do estado de torpor. Os artigos científicos (que podem ser consultados aqui e aqui) foram ambos publicados na Nature.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …