/

Indústria do açúcar pagou para que a gordura levasse com a culpa pelos problemas cardíacos

7

A indústria do açúcar pagou a cientistas para minimizar a ligação entre o açúcar e doenças cardíacas e promover as gorduras saturadas como as grandes culpadas destes problemas.

Um estudo publicado esta segunda-feira na JAMA Internal Medicine revela que, na década de 60, a indústria do açúcar pagou a cientistas para minimizar os efeitos nefastos do açúcar na saúde.

Investigadores da Universidade da Califórnia descobriram documentos históricos que comprovam que, há cerca de 50 anos, quando os estudos começavam a ligar dietas ricas em açúcar aos níveis elevados de doenças cardíacas na população norte-americana, a indústria pagou a investigadores da Universidade de Harvard para que publicassem estudos que atirassem as culpas para as gorduras.

“Eles conseguiram manipular a discussão sobre o açúcar durante décadas”, afirma Stanton Glantz, um dos investigadores responsáveis pelo novo estudo.

“O estudo ajudou a moldar não apenas a opinião pública sobre as causas dos problemas cardíacos mas também a perspectiva da comunidade científica sobre como avaliar os fatores de risco para doenças do coração”, explica Cristin Kearns, a investigadora que descobriu os documentos num arquivo público.

Os documentos mostram que a Sugar Research Foundation – um grupo da indústria hoje chamado Sugar Association – pagou a cientistas da Universidade de Harvard o equivalente a 50 mil dólares (cerca de 45 mil euros) para publicarem um estudo sobre açúcar, gorduras e doenças do coração.

Os investigadores ignoraram estudos que comprometessem o açúcar e concluíram que havia apenas uma mudança na dieta – alterar o consumo de gorduras – que podia prevenir doenças cardíacas.

O artigo foi publicado em 1967 na New England Journal of Medicine. Tanto os cientistas como os executivos do açúcar responsáveis pela pesquisa já morreram.

“Foi uma estratégia muito inteligente da indústria, porque pesquisas como estas, em particular as publicadas em revistas científicas importantes, tendem a moldar a discussão científica no geral”, descreve Stanton Glentz ao New York Times.

Foi nessa altura que começou a obsessão com dietas pobres em gordura – e a indústria alimentar continuou a adicionar açúcar aos seus produtos para saberem melhor sem ser demasiado incomodada por isso.

Os problemas cardíacos são a principal causa de morte prematura nos Estados Unidos, e os novos resultados mostram que o açúcar é – a par das gorduras – também um dos principais culpados por isso.

Em resposta ao artigo, a Sugar Association afirma que em 1967 as revistas médicas não exigiam que os investigadores revelassem possíveis conflitos de interesse, sublinhando que estudos patrocinados pela indústria são importantes para o debate científico.

O ano passado, o New York Times revelou que a Coca-Cola estava a financiar estudos que demonstrassem que o sedentarismo era o principal culpado pela obesidade, e não a má alimentação.

AF, ZAP

7 Comments

  1. Sempre disse que a gordura saturada é a MELHOR para o corpo humano. Óleo de côco, manteiga, banha, ghee, têm o ponto de saturação mais alto de todas as gorduras. Todas elas saturadas!!! e acreditem que nos fazem muito bem! Ao contrário do açúcar, que só nos destrói por dentro. As células cancerígenas ADORAM açúcar.
    Cozinhar com azeite? muito cuidado para não ultrapassar a temperatura de saturação, pois não permanece estável a altas temperaturas.

    • Isto é só a ponta do iceberg…
      Então e os estudos do “Nutrasweet” (aspartamo)? UI… com cada trafulha só para legalizar aquele veneno!… As pessoas não têm noção, ainda para mais que está em todo o lado!

  2. E isto é o “pão nosso de cada dia” na indústria farmacêutica.
    Os interesses monetários estão sempre à frente da saúde das pessoas, pois ainda têm dúvidas que para estes fazerem dinheiro, necessitam de nós doentes?…
    Não é teoria, é facto.

  3. Pois claro!…
    Universidades privadas americanas (Harvard, etc) com financiamento desconhecido (manhoso) no top’s das melhores do mundo dá nisto…

  4. Nunca gostei muito de açúcar, tenho 63 anos , 48 kg. E sempre como minhas gorduras, óleo de Coco, azeite de oliva, manteiga, azeite de dendê, ovos, carnes, frutos do mar etc. Sem problemas.meu triglicerio é baixo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.