//

Na Indonésia, troca-se garrafas de plástico por viagens de autocarro

A Indonésia vai passar a aceitar garrafas de plástico como forma de pagamento nos transportes públicos. Esta medida funciona como um incentivo para a população deixar de deitar fora o lixo plástico e para começar a usar a rede de transportes públicos.

O objetivo é aumentar as iniciativas à reciclagem. Desta forma, o Governo da Indonésia decidiu passar a aceitar garrafas e copos de plástico como moeda de troca em transportes públicos.

Surabaya, a segunda maior cidade do país, foi a pioneira na iniciativa implementada em Abril deste ano.Segundo o The Green Post, aproximadamente 15% de todo o lixo produzido na cidade é plástico.

Para viajar de autocarro basta, então, entregar os materiais nos postos específicos ou até mesmo na altura da viagem. Cinco garrafas de plástico ou dez copos é o equivalente a uma viagem de até duas horas. Depois de recolher todo o material, este é vendido a empresas de reciclagem e o dinheiro será destinado ao financiamento de espaços públicos verdes.

Esta iniciativa, que faz uso da rede de transportes públicos, consegue recolher até 250kg de plástico por dia nesta cidade na Indonésia, e um total de sete toneladas e meia por mês.

É este o plano que fará com que, até 2020, esta cidade fique livre do lixo plástico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.