Indonésia. Mais de 270 funcionários morreram de exaustão na contagem de votos das eleições

Dez dias depois de a Indonésia ter realizado as maiores eleições do mundo num só dia, a 17 de abril, as autoridades do país anunciaram a morte de mais de 270 trabalhadores eleitorais.

A maioria terá sido vítima de doenças relacionadas com cansaço provocado pelas longas horas de trabalho a contar milhões de votos. De acordo com a BBC, foram estiveram cerca de sete milhões de pessoas na contagem manual de milhões de boletins de voto.

Nestas votações, que combinaram eleições presidenciais e parlamentares numa só, afluíram às urnas 80% do total de 193 milhões de eleitores, em que cada um teve de preencher até 5 boletins de voto em mais de 800 mil mesas de voto.

Este processo logístico acabou por custar vidas: até à noite de sábado, 26 de abril, 272 funcionários eleitorais morreram, revelou Arief Priyo Susanto, porta-voz da comissão eleitoral do país no domingo, acrescentando que 1878 adoeceram na sequência do excesso de trabalho.

De acordo com o The Guardian, Susanto garante que o Ministério da Saúde do país está a assegurar todos os cuidados médicos aos doentes e que o Ministério das Finanças está diligenciar no sentido indemnizar as famílias das vítimas mortais.

O governo está a ser duramente criticado por combinar duas eleições numa só com o objetivo de cortar custos. “O KPU não foi prudente na gestão da carga de trabalho do pessoal”, disse Ahmad Muzani, vice-presidente da campanha do candidato presidencial da oposição, Prabowo Subianto.

A contagem dos votos ainda não terminou e a comissão de eleitoral só anunciará os resultados a 22 de maio. Entretanto, tanto o presidente Joko Widodo quanto Prabowo Subianto declararam vitória, embora algumas contagens rápidas dos votos sugiram que Widodo tenha vencido a eleição por cerca de 9 a 10 pontos percentuais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …

Cessar-fogo quebrado. Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. …