Indonésia afunda 34 barcos estrangeiros por pesca ilegal

STR / EPA

O governo da Indonésia anunciou hoje ter afundado 34 barcos estrangeiros apreendidos por pescarem ilegalmente em águas nacionais.

As embarcações, pertencentes a países como a Tailândia, o Vietname, as Filipinas e a Malásia, foram hoje afundadas em diferentes locais do arquipélago indonésio.

De acordo com o canal News Asia, esta foi uma das maiores ações deste tipo até à data e faz parte das comemorações do 70.º aniversário da independência da Indonésia.

A medida serve para demonstrar o esforço do governo indonésio relativamente à proteção do seu território, já que dois terços dele são compostos por água.

“Temos de poder demonstrar que conseguimos triunfar no mar, porque o mar é o futuro da nossa nação”, afirmou a ministra das Pescas, Susi Pudjiastuti, em comunicado.

Segundo as autoridades, a pesca ilegal em águas indonésias custa anualmente ao país milhares de milhões de dólares em receitas perdidas.

Os barcos estrangeiros foram apanhados a pescar ilegalmente no arquipélago e foram submetidos a processos judiciais.

Para além destes, ainda foram afundadas quatro embarcações indonésias que não tinham os documentos em ordem.

Foram usados explosivos para afundar os barcos, de maneira a não os destruir completamente.

O ministério disse que os restos dos barcos afundados podem ser um novo habitat para as espécies e contribuir para o enriquecimento dos mares da Indonésia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Ignorância é comentar (e escrever barbaridades!) sem qualquer conhecimento sobre o assunto!!
      Os indonésios (que não são exemplo para ninguém), estiveram muito bem neste caso!!

      • Critérios à parte da análise crítica, a tentação de rotular a pulso ainda que utilizando degraus descompassados de pretensa inteligência ou sabedoria e até de conhecimento, diz muito, não só dos “bicos de pés” como também do “dedo em riste” com que se apruma certa “arvorada” ignorância…

RESPONDER

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …