Indonésia afunda 34 barcos estrangeiros por pesca ilegal

STR / EPA

O governo da Indonésia anunciou hoje ter afundado 34 barcos estrangeiros apreendidos por pescarem ilegalmente em águas nacionais.

As embarcações, pertencentes a países como a Tailândia, o Vietname, as Filipinas e a Malásia, foram hoje afundadas em diferentes locais do arquipélago indonésio.

De acordo com o canal News Asia, esta foi uma das maiores ações deste tipo até à data e faz parte das comemorações do 70.º aniversário da independência da Indonésia.

A medida serve para demonstrar o esforço do governo indonésio relativamente à proteção do seu território, já que dois terços dele são compostos por água.

“Temos de poder demonstrar que conseguimos triunfar no mar, porque o mar é o futuro da nossa nação”, afirmou a ministra das Pescas, Susi Pudjiastuti, em comunicado.

Segundo as autoridades, a pesca ilegal em águas indonésias custa anualmente ao país milhares de milhões de dólares em receitas perdidas.

Os barcos estrangeiros foram apanhados a pescar ilegalmente no arquipélago e foram submetidos a processos judiciais.

Para além destes, ainda foram afundadas quatro embarcações indonésias que não tinham os documentos em ordem.

Foram usados explosivos para afundar os barcos, de maneira a não os destruir completamente.

O ministério disse que os restos dos barcos afundados podem ser um novo habitat para as espécies e contribuir para o enriquecimento dos mares da Indonésia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Ignorância é comentar (e escrever barbaridades!) sem qualquer conhecimento sobre o assunto!!
      Os indonésios (que não são exemplo para ninguém), estiveram muito bem neste caso!!

      • Critérios à parte da análise crítica, a tentação de rotular a pulso ainda que utilizando degraus descompassados de pretensa inteligência ou sabedoria e até de conhecimento, diz muito, não só dos “bicos de pés” como também do “dedo em riste” com que se apruma certa “arvorada” ignorância…

RESPONDER

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …