/

O “índio do buraco” vive sozinho há 22 anos. E está bem assim

3

Foram registadas novas imagens do índio que vive sozinho há 22 anos, na Amazónia, depois de a comunidade a que pertencia ter sido dizimada num ataque de fazendeiros.

Segundo a TSF, este índio vive sozinho há 22 anos, caça e planta o que come e conta apenas com a companhia da natureza e dos animais selvagens da Amazónia. As novas imagens deste eremita foram divulgadas, esta quarta-feira, pela equipa que segue os seus passos desde 1996.

O homem, que já deverá ter cerca de 50 anos, aparece nas imagens, meio nu, a cortar uma árvore com um machado e aparenta estar de boa saúde.

“Ele está muito bem, caça, mantém algumas plantações de papaia e milho. Tem boa saúde e está em boa forma física a fazer todos aqueles exercícios”, explica Altair Algayer, coordenador regional da Funai no estado da Rondônia, citado pelo The Guardian.

Conhecido como o “indío do buraco”, os investigadores acreditam que se trata do único sobrevivente de uma tribo isolada de seis pessoas que foi dizimada, em 1995, num ataque de fazendeiros. Foi visto pela primeira vez em 1996 e tem sido monitorado desde então.

De acordo com o jornal britânico, este homem caça porcos selvagens, pássaros e macacos com recurso a um arco e flecha e armadilhas presas em buracos escondidos cheios de aduelas afiadas de madeira.

A Funai evita o contacto direto com estes grupos isolados e protege a zona desde os anos 90. A reserva indígena de Tanaru foi legalmente criada em 2015. Geralmente, a organização espalha machados, machetes e sementes tradicionalmente plantadas por povos indígenas para que o homem as possa encontrar mas, tal como explica Algayer, claramente não está interessado na nossa sociedade.

“Percebo a sua decisão. É um sinal de resistência e dá um pouco de repúdio, ódio, conhecer a história pela qual passou”, acrescenta.

“Este homem, mesmo perdendo tudo, como o seu povo e uma série de práticas culturais, provou que, mesmo assim, sozinho no meio do mato, é possível sobreviver e resistir do que aliar-se com a sociedade maioritária. Acredito que esteja muito melhor do que se tivesse feito contacto”, pode ler-se ainda no site oficial da Funai, citado pela TSF.

Os especialistas da Funai acreditam que ainda existem 113 tribos isoladas a viver na Amazónia brasileira, dos quais 27 grupos confirmados e uma tribo a viver fora. Há também 15 tribos isoladas no Peru e outras na Bolívia, Equador e Colômbia.

“A ironia é que estamos a descobrir que há mais destas pessoas isoladas do que pensávamos. Mas também é preocupante que a sua cobertura esteja a ser queimada”, diz Fiona Watson, diretora de pesquisa e defesa da Survival International, um grupo sem fins lucrativos que trabalha para proteger os povos indígenas.

“O facto de [o “índio do buraco”] ainda estar vivo dá-nos esperança. Ele é o último símbolo destes povos, podemos dizer assim”, conclui.

ZAP //

3 Comments

  1. Indio vive sozinho na floresta e tem um machado de ferro?
    Achou-o nos caminhos da floresta?
    Algum fazendeiro esqueceu-se dele no chão e ele sabe exactamente como usá-lo?

    Ok, pode ser !!!

    • Só leu o cabeçalho da notícia? A meio dela reza assim: “… Geralmente, a organização espalha machados, machetes e sementes tradicionalmente plantadas por povos indígenas para que o homem as possa encontrar… … …” Até é viável que tivesse recolhido um desses machados, não?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.