/

Indiano eleito a “calculadora humana” mais rápida do mundo

1

VPSecretariat / Twitter

Neelakantha Bhanu Prakash

Neelakantha Bhanu Prakash ficou em primeiro lugar no campeonato mundial de cálculo mental, realizado em Londres no dia 15 de agosto.

Bhanu, um jovem indiano com 20 anos, é o primeiro asiático a ser eleito a “calculadora humana” mais rápida do mundo e o primeiro não europeu a ganhar o título em 23 anos de história do evento.

Em declarações à CNN, Bhanu disse que não se considera nenhum “prodígio”, até porque acha a palavra “um pouco preocupante, na medida em que ela não transparece os esforços e a experiência”. “É apenas um estado obtido do nada.”

Neelakantha Bhanu Prakash não venceu o campeonato por sorte e encara a vitória como um teste de perseverança.

Em 2005, com apenas 5 anos, o indiano foi atropelado por um camião enquanto andava de scooter com um primo. O jovem sofreu um grande traumatismo craniano: o crânio foi fraturado e foram necessárias várias cirurgias e 85 pontos para o estabilizar.

Bhanu foi colocado em coma induzido durante uma semana e a equipa médica admitia a possibilidade de o desempenho cognitivo da criança ser gravemente afetado.

O acidente mudou a forma como Bhanu definiu a conceção de “diversão“: a criança aprendeu a jogar xadrez e a resolver puzzles para manter a sua mente ocupada e ativa, acabando por ganhar um gosto especial pela matemática.

O amor pelos números começou a dar frutos e, em 2007, aos 10 anos, Bhanu ganhou o terceiro lugar num concurso de aritmética. O jovem amealhou quatro recordes mundiais, representando a Índia a nível internacional, e quebrou 50 recordes de Limca (uma espécie de livro Guinness indiano).

A mais recente conquista de Bhanu – o primeiro lugar no campeonato mundial de cálculo mental – chamou a atenção do Presidente indiano, Ram Nath Kovind, e do vice-Presidente, M. Venkaiah Naidu, que o parabenizaram pela vitória.

ZAP //

1 Comment

  1. O indiano foi eleito? Houve eleições para o efeito? Não terá o indiano em causa ter demonstrado as suas capacidades e, com isso, ter ganhado, sido escolhido por atingir a pontuação mais elevada, no desafio em causa?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.