/

Índia está a construir o maior parque de energia verde do mundo. É do tamanho de Singapura

A Índia acaba de lançar as bases para o que as autoridades afirmam ser o maior parque de energia renovável do mundo. O gigantesco projeto, na região de Kutch, no oeste de Gujarat, cobrirá uma área de 72 mil hectares – uma área quase do tamanho de Singapura.

De acordo com a Agência France Press, depois de concluído, o megaparque de enrgia renovável produzirá 30 gigawatts de eletricidade a partir de turbinas eólicas e painéis solares, reduzindo assim as emissões de dióxido de carbono em até 50 milhões de toneladas por ano.

“O parque de energia renovável híbrida será o maior do mundo e gerará 30.000 megawatts de energia”, disse o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi durante a inauguração oficial do parque, de acordo com a AFP.

Esses números superam as maiores quintas solares atuais do mundo. O parque solar Bhadla da Índia, que atualmente detém o título de maior parque solar do mundo, produz apenas 2,245 gigawatts.

A Austrália tem ambições semelhantes, com um plano para construir a maior quinta solar do mundo, produzindo 10 gigawatts de energia planeados, espalhados por uma área do tamanho de 20 mil campos de futebol.

A instalação de Gujarat será construída perto de uma central de dessalinização que processará 100 milhões de litros de água por dia, o suficiente para cerca de 800 mil pessoas.

A Índia tem um cronograma ambicioso para energias renováveis. O país de Modi planeia gerar 175 gigawatts em energia renovável até 2022 e 450 gigawatts até 2030.

“A segurança energética e hídrica são vitais no século XIX”, disse o primeiro-ministro indiano. “Os dois grandes projetos do parque de energia renovável e da planta de dessalinização inaugurados hoje em Kutch são etapas para alcançar os dois.”

//

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.