Independentistas ganham eleições autonómicas na Catalunha

. SantiMB . / Flickr

Manifestação pela independência da Catalunha

Manifestação pela independência da Catalunha

A primeira sondagem à boca das urnas divulgada este domingo pela televisão catalã TV3 indica que a plataforma independentista Junts pel Sí, do presidente Artur Mas, ganha as eleições autonómicas, mas a precisar da extrema-esquerda CUP para ter maioria absoluta.

A sondagem à boca das urnas da TV3 indica que a Junts pel Sí (Juntos pelo Sim) obteria entre 63 e 66 deputados (a maioria absoluta consegue-se com 68 deputados regionais), com a Ciudadanos a obter entre 19 e 21 assentos, e o Partido Socialista da Catalunha entre 14 e 16 deputados. O Catalunya Si que es pot (apoiada pelo Podemos) ficaria pelos 12 a 14 deputados.

De acordo com os dados, a Junts necessitaria de entre 11 a 13 deputados da CUP (Candidatura de Unidade Popular, esquerda radical antieuropeísta) para obter a maioria absoluta no parlamento catalão,

O resultado motivou os primeiros gritos de festa na sede de campanha do Junts pel Sí, de Artur Mas, que consideram estas eleições um referendo de facto sobre a independência. A Junts afirmou que iniciaria um processo de independência caso obtivesse essa maioria, sozinha ou com outra formação independentista (no caso, a CUP).

Na votação popular, a sondagem da TV3 diz que os independentistas (Junts pel Si e CUP) terão obtido cerca de 49,8% dos votos populares (com a formação de esquerda radical a obter 9,1%).

Em teoria, os catalães apenas vão escolher hoje – numas eleições antecipadas em cerca de 13 meses pelo atual presidente e líder da principal fação independentista, Artur Mas – a composição do novo Governo regional.

No entanto, a plataforma Junts pel Sí (Juntos pelo Sim) – que junta o partido de Artur Mas, a Convergencia Democratica de Catalunya (CDC), a Esquerra Republicana Catalana (ERC) e vários movimentos cívicos – considera que as eleições constituem um “plebiscito” sobre a independência da região.

Os dirigentes da Junts afirmam que, caso obtenham a maioria absoluta no parlamento (pelo menos 68 deputados regionais) iniciam um processo de negociações com Espanha, a União Europeia e os Estados-membros com vista à independência da Catalunha, no prazo de 18 meses. As outras forças políticas, com exceção da esquerda radical CUP, estão contra esta via.

Quase 5,5 milhões de eleitores catalães foram hoje às urnas para escolher os deputados ao parlamento regional da Catalunha, numas eleições autonómicas convertidas pelos partidos independentistas num “referendo de facto” sobre a independência da região.

Ainda de acordo com a sondagem à boca das urnas da televisão catalã, o PP da Catalunha terá ter conseguido entre 9 e 11 deputados regionais.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Portugal fechou-se durante mais de 50 anos… Um país que deu “novos mundos ao mundo” tem gente que prefere o isolamento de Portugal – “Cuba” da Europa

RESPONDER

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …

Cientistas identificaram neurónios específicos que mapeiam memórias

Neurocientistas descobriram um aspeto curioso de como a nossa memória funciona: Quando o cérebro precisa de recuperar informação relacionada com um lugar específico, neurónios individuais podem atingir memórias específicas. De acordo com o estudo publicado na …

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …