Imagens de satélite desvendam antiga cidade misteriosa no meio do Pacífico

Quase 90 anos depois de ter sido descoberta, a cidade-ilha de Nan Madol, situada no meio do Oceano Pacífico, continua a ser um mistério. Mas novas imagens de satélite ajudam a conhecer um pouco melhor este lugar remoto.

Descoberta em 1928, a ilha de Nan Madol, situada na área dos Estados Federados da Micronésia, no meio do Oceano Pacífico, continua a ser um grande enigma para arqueólogos e historiadores. Ninguém sabe explicar como é que esta cidade-ilha apareceu, nem porquê, no meio do mar e longe de qualquer outra civilização.

A sua localização remota, tornando-a praticamente inacessível, não tinha permitido ainda aos arqueólogos explorarem os seus mistérios. Mas novas imagens de satélite divulgadas num dos últimos episódios do programa “What on Earth?“, do Science Channel britânico, permitiram a uma equipa de arqueólogos analisar a ilha.

Ao que tudo indica, Nan Madol era um antigo centro administrativo e mortuário. Construído sobre 83 hectares de lagoa com ilhas artificiais, a sua arquitectura baseia-se em colunas de basalto e coral.

“Nan Madol foi uma capital, sede do poder político”, salienta Mark McCoy, da Universidade Metodista do Sul do Texas, nos EUA, um dos investigadores envolvidos na pesquisa, citado pelo The Independent. “Foi  o centro dos mais importantes rituais religiosos e o lugar onde os antigos chefes da ilha foram deitados no eterno descanso”.

Nan Madol foi construída no topo de uma lagoa e é formada por várias secções e separada por canais. É protegida do mar por 12 paredões com mais de 7 metros de altura e cerca de 5 metros de espessura.

ajdemma / Flickr

Nan Madol era a capital da ilha de Pohnpei, nos Estados Federados de Micronesia

“Quando observamos os blocos a partir do ar, ficamos impressionados, mas ficamos ainda mais ao vê-los em terra. Os blocos têm uma altura de sete metros e uma largura de cinco metros”, explica a arqueóloga Karen Bellinger.

A ilha terá sido construída no Século I ou no II, acreditam os arqueólogos. Mas “porque é que alguém haveria de construir uma cidade no meio do oceano? Porquê aqui, tão longe de qualquer outra civilização conhecida?”, pergunta o arqueólogo Patrick Hunt –  questões a que o documentário procura dar resposta.

Nan Madol significa “o espaço intermédio”. A ilha, descoberta por antigos exploradores europeus, foi descrita como a “Oitava Maravilha do Mundo”. Actualmente, é conhecida como a “Veneza do Pacífico” por causa dos seus canais.

A ilha foi durante algum tempo considerada como um vestígio da Lemuria, o lendário continente perdido de Mu, que se situaria algures entre o Índico e o Pacífico, mas essa teoria foi entretanto inviabilizada pelo estudo da tectónica de placas.

Assim, por mais imagens de satélite que sejam reveladas, o mistério permanece: qual a origem da misteriosa ilha de Nan Madol?

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …