//

Imagens de satélite desvendam antiga cidade misteriosa no meio do Pacífico

Quase 90 anos depois de ter sido descoberta, a cidade-ilha de Nan Madol, situada no meio do Oceano Pacífico, continua a ser um mistério. Mas novas imagens de satélite ajudam a conhecer um pouco melhor este lugar remoto.

Descoberta em 1928, a ilha de Nan Madol, situada na área dos Estados Federados da Micronésia, no meio do Oceano Pacífico, continua a ser um grande enigma para arqueólogos e historiadores. Ninguém sabe explicar como é que esta cidade-ilha apareceu, nem porquê, no meio do mar e longe de qualquer outra civilização.

A sua localização remota, tornando-a praticamente inacessível, não tinha permitido ainda aos arqueólogos explorarem os seus mistérios. Mas novas imagens de satélite divulgadas num dos últimos episódios do programa “What on Earth?“, do Science Channel britânico, permitiram a uma equipa de arqueólogos analisar a ilha.

Ao que tudo indica, Nan Madol era um antigo centro administrativo e mortuário. Construído sobre 83 hectares de lagoa com ilhas artificiais, a sua arquitectura baseia-se em colunas de basalto e coral.

“Nan Madol foi uma capital, sede do poder político”, salienta Mark McCoy, da Universidade Metodista do Sul do Texas, nos EUA, um dos investigadores envolvidos na pesquisa, citado pelo The Independent. “Foi  o centro dos mais importantes rituais religiosos e o lugar onde os antigos chefes da ilha foram deitados no eterno descanso”.

Nan Madol foi construída no topo de uma lagoa e é formada por várias secções e separada por canais. É protegida do mar por 12 paredões com mais de 7 metros de altura e cerca de 5 metros de espessura.

ajdemma / Flickr

Nan Madol era a capital da ilha de Pohnpei, nos Estados Federados de Micronesia

“Quando observamos os blocos a partir do ar, ficamos impressionados, mas ficamos ainda mais ao vê-los em terra. Os blocos têm uma altura de sete metros e uma largura de cinco metros”, explica a arqueóloga Karen Bellinger.

A ilha terá sido construída no Século I ou no II, acreditam os arqueólogos. Mas “porque é que alguém haveria de construir uma cidade no meio do oceano? Porquê aqui, tão longe de qualquer outra civilização conhecida?”, pergunta o arqueólogo Patrick Hunt –  questões a que o documentário procura dar resposta.

Nan Madol significa “o espaço intermédio”. A ilha, descoberta por antigos exploradores europeus, foi descrita como a “Oitava Maravilha do Mundo”. Actualmente, é conhecida como a “Veneza do Pacífico” por causa dos seus canais.

A ilha foi durante algum tempo considerada como um vestígio da Lemuria, o lendário continente perdido de Mu, que se situaria algures entre o Índico e o Pacífico, mas essa teoria foi entretanto inviabilizada pelo estudo da tectónica de placas.

Assim, por mais imagens de satélite que sejam reveladas, o mistério permanece: qual a origem da misteriosa ilha de Nan Madol?

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.