Análise genética revela práticas de incesto na elite da Irlanda pré-histórica

bea-y-fredi / Flickr

Newgrange, na Irlanda

Cientistas analisaram os restos mortais de um homem que foi sepultado em Newgrange, monumento arqueológico, construído há mais de cinco mil anos, na Irlanda.

De acordo com o canal estatal russo RT, a análise do genoma dos restos mortais de um homem do final da Idade da Pedra, encontrada num dos túmulos de Newgrange, na Irlanda, revelou casos de endogamia entre familiares de primeiro grau da elite social daquela época.

“Todos herdámos duas cópias do genoma: uma da nossa mãe e outra do nosso pai”, começou por explicar Lara Cassidy, investigadora da Trinity College Dublin e autora principal do estudo publicado, esta quarta-feira, na revista Nature.

A especialista destacou que, neste caso, ambas “eram extremamente semelhantes“, o que sugeria um sinal de incesto. E, “de facto, as nossas análises permitiram-nos confirmar que os seus pais eram parentes em primeiro grau”, acrescentou.

Segundo o mesmo site, as relações deste género como, por exemplo, entre irmãos e irmãs, são um tabu quase universal por razões culturais e biológicas. A aceitação social desta situação foi sempre encontrada entre as elites, sobretudo dentro de uma família real divinizada. Ao quebrar as regras, a elite separava-se das pessoas comuns, intensificando a hierarquia e legitimando o seu poder.

“O prestígio do enterro torna muito provável que fosse uma união aceite pela sociedade”, disse também Dan Bradleyl, professor na mesma universidade irlandesa. “Isto mostra uma hierarquia tão extrema que as únicas pessoas dignas da elite eram membros da sua própria família”, acrescenta.

Além desta descoberta, a equipa encontrou uma rede de relações familiares entre este homem e outros indivíduos de diferentes partes da Irlanda. “Parece que se trata de um poderoso grupo de parentes distantes, que tiveram acesso a locais de enterro para a elite em muitas regiões da ilha durante pelo menos 500 anos”, concluiu Cassidy.

Embora Newgrange seja ainda mais antiga do que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, pouco se sabe sobre quem foi enterrado neste monumento arqueológico com 200 mil toneladas, ou sobre a sociedade neolítica que o construiu há mais de cinco mil anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …