Análise genética revela práticas de incesto na elite da Irlanda pré-histórica

bea-y-fredi / Flickr

Newgrange, na Irlanda

Cientistas analisaram os restos mortais de um homem que foi sepultado em Newgrange, monumento arqueológico, construído há mais de cinco mil anos, na Irlanda.

De acordo com o canal estatal russo RT, a análise do genoma dos restos mortais de um homem do final da Idade da Pedra, encontrada num dos túmulos de Newgrange, na Irlanda, revelou casos de endogamia entre familiares de primeiro grau da elite social daquela época.

“Todos herdámos duas cópias do genoma: uma da nossa mãe e outra do nosso pai”, começou por explicar Lara Cassidy, investigadora da Trinity College Dublin e autora principal do estudo publicado, esta quarta-feira, na revista Nature.

A especialista destacou que, neste caso, ambas “eram extremamente semelhantes“, o que sugeria um sinal de incesto. E, “de facto, as nossas análises permitiram-nos confirmar que os seus pais eram parentes em primeiro grau”, acrescentou.

Segundo o mesmo site, as relações deste género como, por exemplo, entre irmãos e irmãs, são um tabu quase universal por razões culturais e biológicas. A aceitação social desta situação foi sempre encontrada entre as elites, sobretudo dentro de uma família real divinizada. Ao quebrar as regras, a elite separava-se das pessoas comuns, intensificando a hierarquia e legitimando o seu poder.

“O prestígio do enterro torna muito provável que fosse uma união aceite pela sociedade”, disse também Dan Bradleyl, professor na mesma universidade irlandesa. “Isto mostra uma hierarquia tão extrema que as únicas pessoas dignas da elite eram membros da sua própria família”, acrescenta.

Além desta descoberta, a equipa encontrou uma rede de relações familiares entre este homem e outros indivíduos de diferentes partes da Irlanda. “Parece que se trata de um poderoso grupo de parentes distantes, que tiveram acesso a locais de enterro para a elite em muitas regiões da ilha durante pelo menos 500 anos”, concluiu Cassidy.

Embora Newgrange seja ainda mais antiga do que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, pouco se sabe sobre quem foi enterrado neste monumento arqueológico com 200 mil toneladas, ou sobre a sociedade neolítica que o construiu há mais de cinco mil anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há um mecanismo que bloqueia a produção de gordura após as refeições. Pode tratar a obesidade

Um novo estudo revela um mecanismo até agora desconhecido, no qual uma hormona libertada do intestino desliga os processos de produção de gordura do corpo após as refeições. Depois de uma refeição, o nosso corpo dedica-se …

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …