Análise genética revela práticas de incesto na elite da Irlanda pré-histórica

bea-y-fredi / Flickr

Newgrange, na Irlanda

Cientistas analisaram os restos mortais de um homem que foi sepultado em Newgrange, monumento arqueológico, construído há mais de cinco mil anos, na Irlanda.

De acordo com o canal estatal russo RT, a análise do genoma dos restos mortais de um homem do final da Idade da Pedra, encontrada num dos túmulos de Newgrange, na Irlanda, revelou casos de endogamia entre familiares de primeiro grau da elite social daquela época.

“Todos herdámos duas cópias do genoma: uma da nossa mãe e outra do nosso pai”, começou por explicar Lara Cassidy, investigadora da Trinity College Dublin e autora principal do estudo publicado, esta quarta-feira, na revista Nature.

A especialista destacou que, neste caso, ambas “eram extremamente semelhantes“, o que sugeria um sinal de incesto. E, “de facto, as nossas análises permitiram-nos confirmar que os seus pais eram parentes em primeiro grau”, acrescentou.

Segundo o mesmo site, as relações deste género como, por exemplo, entre irmãos e irmãs, são um tabu quase universal por razões culturais e biológicas. A aceitação social desta situação foi sempre encontrada entre as elites, sobretudo dentro de uma família real divinizada. Ao quebrar as regras, a elite separava-se das pessoas comuns, intensificando a hierarquia e legitimando o seu poder.

“O prestígio do enterro torna muito provável que fosse uma união aceite pela sociedade”, disse também Dan Bradleyl, professor na mesma universidade irlandesa. “Isto mostra uma hierarquia tão extrema que as únicas pessoas dignas da elite eram membros da sua própria família”, acrescenta.

Além desta descoberta, a equipa encontrou uma rede de relações familiares entre este homem e outros indivíduos de diferentes partes da Irlanda. “Parece que se trata de um poderoso grupo de parentes distantes, que tiveram acesso a locais de enterro para a elite em muitas regiões da ilha durante pelo menos 500 anos”, concluiu Cassidy.

Embora Newgrange seja ainda mais antiga do que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, pouco se sabe sobre quem foi enterrado neste monumento arqueológico com 200 mil toneladas, ou sobre a sociedade neolítica que o construiu há mais de cinco mil anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …