Análise genética revela práticas de incesto na elite da Irlanda pré-histórica

bea-y-fredi / Flickr

Newgrange, na Irlanda

Cientistas analisaram os restos mortais de um homem que foi sepultado em Newgrange, monumento arqueológico, construído há mais de cinco mil anos, na Irlanda.

De acordo com o canal estatal russo RT, a análise do genoma dos restos mortais de um homem do final da Idade da Pedra, encontrada num dos túmulos de Newgrange, na Irlanda, revelou casos de endogamia entre familiares de primeiro grau da elite social daquela época.

“Todos herdámos duas cópias do genoma: uma da nossa mãe e outra do nosso pai”, começou por explicar Lara Cassidy, investigadora da Trinity College Dublin e autora principal do estudo publicado, esta quarta-feira, na revista Nature.

A especialista destacou que, neste caso, ambas “eram extremamente semelhantes“, o que sugeria um sinal de incesto. E, “de facto, as nossas análises permitiram-nos confirmar que os seus pais eram parentes em primeiro grau”, acrescentou.

Segundo o mesmo site, as relações deste género como, por exemplo, entre irmãos e irmãs, são um tabu quase universal por razões culturais e biológicas. A aceitação social desta situação foi sempre encontrada entre as elites, sobretudo dentro de uma família real divinizada. Ao quebrar as regras, a elite separava-se das pessoas comuns, intensificando a hierarquia e legitimando o seu poder.

“O prestígio do enterro torna muito provável que fosse uma união aceite pela sociedade”, disse também Dan Bradleyl, professor na mesma universidade irlandesa. “Isto mostra uma hierarquia tão extrema que as únicas pessoas dignas da elite eram membros da sua própria família”, acrescenta.

Além desta descoberta, a equipa encontrou uma rede de relações familiares entre este homem e outros indivíduos de diferentes partes da Irlanda. “Parece que se trata de um poderoso grupo de parentes distantes, que tiveram acesso a locais de enterro para a elite em muitas regiões da ilha durante pelo menos 500 anos”, concluiu Cassidy.

Embora Newgrange seja ainda mais antiga do que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, pouco se sabe sobre quem foi enterrado neste monumento arqueológico com 200 mil toneladas, ou sobre a sociedade neolítica que o construiu há mais de cinco mil anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …