Incêndios no Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa

Tiago Petinga / Lusa

A Polícia Judiciária de Leiria determinou que os dois incêndios que consumiram o Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa. O engenho explosivo foi encontrado no pinhal, mas ainda não foram identificados os autores.

A Polícia Judiciária de Leiria já identificou as causas dos dois incêndios que consumiram 86% do Pinhal de Leiria, a 15 de outubro do ano passado.

De acordo com o Expresso, as autoridades ainda não conseguiram, porém, identificar os autores. “Ambos tiveram mão criminosa. Num deles foi usado um engenho artesanal para atear o fogo”, avançou ao jornal fonte da Polícia Judiciária.

O dia 15 de outubro foi o pior do ano em incêndios, em que morreram 45 pessoas. A Polícia Judiciária da Guarda confirma que os dois principais fogos registados no distrito foram iniciados por dois pastores locais, que realizaram queimadas de forma a renovar as pastagens, proibidas naquela altura.

“Há vários pastores na região, são um grupo que se isola, fechado sobre si, e está a ser difícil identificar os autores concretos“, avança fonte do processo.

Também a Polícia Judiciária de Coimbra identificou a causa do incêndio da Lousã, um dos incêndios mais graves do dia 15 de outubro, que atingiu uma área de 43.941 hectares. “Uma árvore de grande porte caiu na linha de média tensão“, projetando fagulhas em várias direções, com ajuda do vento forte, garante um investigador.

Esta segunda-feira, o ministro da Agricultura estará no Pinhal de Leiria para dar início ao projeto de reflorestação. Segundo o Correio da Manhã, o plano de reflorestação deverá estar pronto em julho e terá um prazo de implementação de cinco anos.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, pretende que a reflorestação seja “muito fundada no conhecimento científico e nas populações”. O plano a prazo contará com o Governo que irá apoiar o processo com dez milhões de euros este ano.

Esta segunda-feira, o ministro da Agricultura irá acompanhar António Costa na visita ao Pinhal de Leiria, onde será apresentada a estratégia de recuperação, bem como o plano de corte para o pinhal. Será também criada a comissão científica responsável pela implementação do Programa de Recuperação das Matas Litorais.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Basta ver quem ele colocou a comandar a protecção civil, depois basta ir ver que comandantes foram substituídos e por quem, até telefonistas colocaram…foi uma nova filosofia, sabemos qual foi o resultado.

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …