Incêndios no Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa

3

Tiago Petinga / Lusa

A Polícia Judiciária de Leiria determinou que os dois incêndios que consumiram o Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa. O engenho explosivo foi encontrado no pinhal, mas ainda não foram identificados os autores.

A Polícia Judiciária de Leiria já identificou as causas dos dois incêndios que consumiram 86% do Pinhal de Leiria, a 15 de outubro do ano passado.

De acordo com o Expresso, as autoridades ainda não conseguiram, porém, identificar os autores. “Ambos tiveram mão criminosa. Num deles foi usado um engenho artesanal para atear o fogo”, avançou ao jornal fonte da Polícia Judiciária.

O dia 15 de outubro foi o pior do ano em incêndios, em que morreram 45 pessoas. A Polícia Judiciária da Guarda confirma que os dois principais fogos registados no distrito foram iniciados por dois pastores locais, que realizaram queimadas de forma a renovar as pastagens, proibidas naquela altura.

“Há vários pastores na região, são um grupo que se isola, fechado sobre si, e está a ser difícil identificar os autores concretos“, avança fonte do processo.

Também a Polícia Judiciária de Coimbra identificou a causa do incêndio da Lousã, um dos incêndios mais graves do dia 15 de outubro, que atingiu uma área de 43.941 hectares. “Uma árvore de grande porte caiu na linha de média tensão“, projetando fagulhas em várias direções, com ajuda do vento forte, garante um investigador.

Esta segunda-feira, o ministro da Agricultura estará no Pinhal de Leiria para dar início ao projeto de reflorestação. Segundo o Correio da Manhã, o plano de reflorestação deverá estar pronto em julho e terá um prazo de implementação de cinco anos.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, pretende que a reflorestação seja “muito fundada no conhecimento científico e nas populações”. O plano a prazo contará com o Governo que irá apoiar o processo com dez milhões de euros este ano.

Esta segunda-feira, o ministro da Agricultura irá acompanhar António Costa na visita ao Pinhal de Leiria, onde será apresentada a estratégia de recuperação, bem como o plano de corte para o pinhal. Será também criada a comissão científica responsável pela implementação do Programa de Recuperação das Matas Litorais.

ZAP //

3 Comments

    • Basta ver quem ele colocou a comandar a protecção civil, depois basta ir ver que comandantes foram substituídos e por quem, até telefonistas colocaram…foi uma nova filosofia, sabemos qual foi o resultado.

      • Claro, a culpa é do governo..
        eles é que andaram lá a incendiar o pinhal…
        É só energumenos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.