Incêndios “zombie” adormecidos podem estar prestes a despertar no Ártico

(dr) Vadim Balakin

Os remanescentes de incêndios recordes no ano passado podem “despertar” após a primavera anormalmente quente e seca, causando novos fogos no Ártico, alertaram os cientistas.

O Ártico passou por incêndios recordes no verão do ano passado e ainda não estará fora de perigo. “Incêndios zombies” adormecidos espalhados por toda a região do Ártico podem voltar à vida.

“Vimos observações de satélite de incêndios ativos que sugerem que incêndios zombies podem ter reacendido”, disse Mark Parrington, cientista sénior e especialista em incêndios florestais do Serviço de Monitorização Atmosférica Copernicus da União Europeia, citado pelo Raw Story.

Os hotspots, que ainda não foram confirmados por medições no solo, estão particularmente concentrados em áreas que queimaram no verão passado.

O ano de 2019 foi marcado por incêndios sem precedentes em escala e duração em grandes áreas da Sibéria e do Alasca. Em junho – o mais quente já registado -, estima-se que as chamas tenham libertado 50 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, equivalente às emissões anuais da Suécia.

“Podemos ver um efeito cumulativo da temporada de incêndios do ano passado no Ártico, o que alimentará a próxima temporada e poderá levar a incêndios em larga escala e de longo prazo na mesma região mais uma vez”, disse Parrington.

O risco de incêndios florestais aumenta com o clima quente e a baixa humidade. A Europa, em particular, registou temperaturas recordes em março e abril deste ano.

“Houve um calor tremendo no Ártico que levou a muita secagem, deixando os solos de turfa maduros para queimar”, disse Mike Waddington, especialista em ecossistemas de bacias hidrográficas da Universidade McMaster, em declarações à AFP.

“Um incêndio zombie é um incêndio que continua a queimar no subsolo e depois reacende na superfície após um período de tempo”, explicou Waddington.

Brasas profundas em solos orgânicos, como turfa, podem incendiar-se semanas, meses e até anos depois.

Os cientistas que monitorizam o Alasca viram um fenómeno semelhante. “Observaram crescentes ocorrências em que os incêndios sobrevivem aos meses frios e húmidos do inverno boreal por combustão lenta e ressurgiram na primavera seguinte”, relatou o Alaska Fire Science Consortium no seu boletim da primavera de 2020.

Desde 2005, cientistas no Alasca identificaram 39 desses “incêndios de remanescência”. A maioria dos incêndios era muito pequena – menos de 11 hectares e, na maioria dos casos, menos de um – para ser detetada. Porém, sete deles eram visíveis do espaço.

As grandes chamas do ano passado foram alimentadas pelo calor recorde. Partes da Sibéria e do Alasca estavam até 10ºC mais quentes do que o normal durante semanas a fio.

As temperaturas na Gronelândia aceleraram o derretimento da camada de gelo com quilômetros de espessura da ilha, resultando numa perda líquida de 600 mil milhões de toneladas de massa de gelo no ano – representando cerca de 40% do aumento total do nível do mar em 2019.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pastor presbiteriano é o novo (e quarto) ministro da Educação de Bolsonaro

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou esta sexta-feira o professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro para ministro da Educação, sucedendo no cargo a Carlos Decotelli, que se demitiu antes de tomar posse. É o quarto ministro …

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …