Incêndios devem-se a má gestão, diz Trump. Biden acusa-o de ser um “incendiário do clima”

Stefani Reynolds / EPA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, defendeu na segunda-feira na Califórnia, estado devastado por incêndios, a necessidade de haver “gestão das florestas”, mas os seus adversários políticos acusam-no de não levar a sério a ameaça do aquecimento global.

“Este é um dos maiores incêndios que já vimos e temos muito a fazer em termos de gestão florestal. Obviamente, a gestão florestal na Califórnia é muito importante, o que agora se estende também a Washington e Oregon”, disse Trump, à chegada a Sacramento, na Califórnia, citado pela agência Lusa.

“Quando as árvores caem, depois de um tempo, 18 meses, ficam muito secas. Ficam mesmo como um fósforo”, afirmou, acrescentando que “como as árvores já não têm mais água a circular nelas, ficam muito, muito … explodem. Elas podem explodir”.

Trump desvalorizou, no entanto, as preocupações das autoridades da Califórnia sobre o aquecimento global. “Vai acabar por arrefecer”, indicou, sublinhando que não acredita que a ciência saiba realmente o que se passa.

O Presidente dos EUA já tinha defendido, no domingo, que os estados afetados pelos incêndios e governados por democratas sofrem de “má gestão florestal”.

O seu adversário político e candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, também falou na segunda-feira sobre a situação, considerando que o Presidente é um “incendiário do clima” por rejeitar a realidade das alterações climáticas, fenómeno que é, em parte, responsável pelos incêndios que devastam o oeste norte-americano.

“Se dermos a um incendiário do clima mais quatro anos na Casa Branca, como é que podemos ficar surpreendidos com uma América mais devastada por incêndios?”, questionou o ex-vice-Presidente, que vai desafiar Trump na eleição de 03 de novembro.

“Se dermos a um cético do clima mais quatro anos na Casa Branca, como é que podemos impedir que mais partes da América fiquem submersas? Precisamos de um Presidente que respeite a ciência, que entenda que os danos das alterações climáticas já começaram”, disse ainda Biden.

“Temos escolha, podemos comprometer-nos a avançar juntos já que sabemos que as alterações climáticas são um desafio que vai determinar o futuro do nosso país”, ou “podemos escolher o caminho de Donald Trump: ignorar os factos e negar a realidade, o que significa rendermo-nos completamente”, frisou.

As dezenas de incêndios que devastam a costa oeste norte-americana há vários dias já mataram pelo menos 35 pessoas desde o início do verão, incluindo 27 nesta semana nos estados de Washington, Oregon e Califórnia. Os incêndios têm sido associados pelos cientistas a vários fenómenos ligados ao aquecimento global.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …