Incêndios devem-se a má gestão, diz Trump. Biden acusa-o de ser um “incendiário do clima”

Stefani Reynolds / EPA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, defendeu na segunda-feira na Califórnia, estado devastado por incêndios, a necessidade de haver “gestão das florestas”, mas os seus adversários políticos acusam-no de não levar a sério a ameaça do aquecimento global.

“Este é um dos maiores incêndios que já vimos e temos muito a fazer em termos de gestão florestal. Obviamente, a gestão florestal na Califórnia é muito importante, o que agora se estende também a Washington e Oregon”, disse Trump, à chegada a Sacramento, na Califórnia, citado pela agência Lusa.

“Quando as árvores caem, depois de um tempo, 18 meses, ficam muito secas. Ficam mesmo como um fósforo”, afirmou, acrescentando que “como as árvores já não têm mais água a circular nelas, ficam muito, muito … explodem. Elas podem explodir”.

Trump desvalorizou, no entanto, as preocupações das autoridades da Califórnia sobre o aquecimento global. “Vai acabar por arrefecer”, indicou, sublinhando que não acredita que a ciência saiba realmente o que se passa.

O Presidente dos EUA já tinha defendido, no domingo, que os estados afetados pelos incêndios e governados por democratas sofrem de “má gestão florestal”.

O seu adversário político e candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, também falou na segunda-feira sobre a situação, considerando que o Presidente é um “incendiário do clima” por rejeitar a realidade das alterações climáticas, fenómeno que é, em parte, responsável pelos incêndios que devastam o oeste norte-americano.

“Se dermos a um incendiário do clima mais quatro anos na Casa Branca, como é que podemos ficar surpreendidos com uma América mais devastada por incêndios?”, questionou o ex-vice-Presidente, que vai desafiar Trump na eleição de 03 de novembro.

“Se dermos a um cético do clima mais quatro anos na Casa Branca, como é que podemos impedir que mais partes da América fiquem submersas? Precisamos de um Presidente que respeite a ciência, que entenda que os danos das alterações climáticas já começaram”, disse ainda Biden.

“Temos escolha, podemos comprometer-nos a avançar juntos já que sabemos que as alterações climáticas são um desafio que vai determinar o futuro do nosso país”, ou “podemos escolher o caminho de Donald Trump: ignorar os factos e negar a realidade, o que significa rendermo-nos completamente”, frisou.

As dezenas de incêndios que devastam a costa oeste norte-americana há vários dias já mataram pelo menos 35 pessoas desde o início do verão, incluindo 27 nesta semana nos estados de Washington, Oregon e Califórnia. Os incêndios têm sido associados pelos cientistas a vários fenómenos ligados ao aquecimento global.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo europeu releva que carros híbridos são “desastre ambiental”

Um estudo europeu chamou aos carros híbridos plug-in um "desastre ambiental" - as emissões de dióxido de carbono destes carros encontrar-se-ão acima do legalmente declarado e a associação ambientalista Zero pede o fim dos benefícios …

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …