Incêndios. Canadair cai no Gerês e faz dois feridos graves

Miguel A. Lopes / Lusa

Um avião ‘Canadair’ caiu este sábado na zona do Lindoso, Ponte da Barca, quando combatia um incêndio que está a lavrar na serra do Gerês, havendo registo de dois feridos graves, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

O acidente aconteceu pelas 11:20 e “os meios de socorro estão a caminho”, embora se desconheçam para já detalhes sobre o que aconteceu e sobre a existência de feridos, indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo.

O GPIAAF – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários indicou à Lusa já ter sido notificado do acidente e que está a enviar para o local uma equipa para dar início às diligências.

Entretanto, outra fonte da Proteção Civil acrescentou que se trata um avião português que fazia parte do dispositivo de combate a incêndios florestais e que os feridos graves são os ocupantes do aparelho. Disse ainda que o avião caiu numa zona montanhosa.

Ao semanário Expresso, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo explicou que meio aéreo estava a operar na zona e terá caído em terra, numa manobra de scoping. A zona onde terá caído é difícil acesso, segundo o mesmo jornal.

De acordo o site Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mais de 100 operacionais, apoiados por 28 veículos e 10 meios aéreos portugueses e espanhóis combatiam pelas 12:00 o incêndio que lavra no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O incêndio lavra desde as 05:19 deste sábado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um parece já ter falecido e o outro está em estado grave, quanto ao incendiário a ver e ouvir a notícia deverá estar a esfregar as mãos de contente pelo resultado obtido, a justiça anda adormecida e na AR os deputados devem estar para o mesmo! Quanto a governantes também parecem preferir palavras de condolências do que ordens de justiça célere.

  2. Será que estava a fazer bom serviço, ou estava
    a combater um fogo a pressa para ir para outro ,
    Como aconteceu , no fogo que começou na estrada da Lapa , e quando já estava quase controlado ,os meios aereos foram desviados para o Fundão, ficando casas em perigo e o fogo continuou a arder até a tarde do dia seguinte ,vindo os Dromaders , acabar o servico
    E só ontem ao fim do dia , ficou totalmente
    extinto . Não houve control, dos mandantes das operações, passando o fogo em zona de pouco mato rasteiro, dum conselho para o outro.
    A informação prestada pela Sic, alem de incorreta, o reporter ,fez afirmações erradas em relação a , não haver casa em perigo ,o que
    nao era verdade .o fogo chegou a esta a menos
    de 50 metros das casas, o jornalista informava não haver casa em perigo , dos bombeiros que cerca de 20 minutos antes , estavam no local foram deslocados, para ???deixando as pessoas entregurs a sua sorte .
    Que raio de comando e este ,que quando o fogo comeca a estar controlado, desvia os meios para combater fogos em eucaliptos e pinheiros .
    Parece-me ser mais logico dominar um fogo até
    haver garantias do não reacendimento , e depois libertar os meios, os acessos nao sao dos piores , mas podia ter-se feito muito mais . Não sou especialista , nem será preciso ser , para achar , que não é logico deixar a casa a arder e ir apagar o fogo do
    vizinho .Cuidem-se , parece que de fogos , continua a ninguem perceber , repetimos as doses dos anos anteriores.

RESPONDER

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …