/

Incêndios. Canadair cai no Gerês e faz dois feridos graves

2

Miguel A. Lopes / Lusa

Um avião ‘Canadair’ caiu este sábado na zona do Lindoso, Ponte da Barca, quando combatia um incêndio que está a lavrar na serra do Gerês, havendo registo de dois feridos graves, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

O acidente aconteceu pelas 11:20 e “os meios de socorro estão a caminho”, embora se desconheçam para já detalhes sobre o que aconteceu e sobre a existência de feridos, indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo.

O GPIAAF – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários indicou à Lusa já ter sido notificado do acidente e que está a enviar para o local uma equipa para dar início às diligências.

Entretanto, outra fonte da Proteção Civil acrescentou que se trata um avião português que fazia parte do dispositivo de combate a incêndios florestais e que os feridos graves são os ocupantes do aparelho. Disse ainda que o avião caiu numa zona montanhosa.

Ao semanário Expresso, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo explicou que meio aéreo estava a operar na zona e terá caído em terra, numa manobra de scoping. A zona onde terá caído é difícil acesso, segundo o mesmo jornal.

De acordo o site Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mais de 100 operacionais, apoiados por 28 veículos e 10 meios aéreos portugueses e espanhóis combatiam pelas 12:00 o incêndio que lavra no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O incêndio lavra desde as 05:19 deste sábado.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Um parece já ter falecido e o outro está em estado grave, quanto ao incendiário a ver e ouvir a notícia deverá estar a esfregar as mãos de contente pelo resultado obtido, a justiça anda adormecida e na AR os deputados devem estar para o mesmo! Quanto a governantes também parecem preferir palavras de condolências do que ordens de justiça célere.

  2. Será que estava a fazer bom serviço, ou estava
    a combater um fogo a pressa para ir para outro ,
    Como aconteceu , no fogo que começou na estrada da Lapa , e quando já estava quase controlado ,os meios aereos foram desviados para o Fundão, ficando casas em perigo e o fogo continuou a arder até a tarde do dia seguinte ,vindo os Dromaders , acabar o servico
    E só ontem ao fim do dia , ficou totalmente
    extinto . Não houve control, dos mandantes das operações, passando o fogo em zona de pouco mato rasteiro, dum conselho para o outro.
    A informação prestada pela Sic, alem de incorreta, o reporter ,fez afirmações erradas em relação a , não haver casa em perigo ,o que
    nao era verdade .o fogo chegou a esta a menos
    de 50 metros das casas, o jornalista informava não haver casa em perigo , dos bombeiros que cerca de 20 minutos antes , estavam no local foram deslocados, para ???deixando as pessoas entregurs a sua sorte .
    Que raio de comando e este ,que quando o fogo comeca a estar controlado, desvia os meios para combater fogos em eucaliptos e pinheiros .
    Parece-me ser mais logico dominar um fogo até
    haver garantias do não reacendimento , e depois libertar os meios, os acessos nao sao dos piores , mas podia ter-se feito muito mais . Não sou especialista , nem será preciso ser , para achar , que não é logico deixar a casa a arder e ir apagar o fogo do
    vizinho .Cuidem-se , parece que de fogos , continua a ninguem perceber , repetimos as doses dos anos anteriores.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.