Incêndio em Tondela provoca 5 mortes e mais de 50 feridos

Nuno André Ferreira / Lusa

O incêndio em Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela

Pelo menos 5 pessoas morreram e 60 ficaram feridas num incêndio numa associação em Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela, disse à Lusa fonte dos bombeiros locais.

O incêndio, que vitimou mortalmente, pelo menos, 5 pessoas, terá sido provocado por uma explosão, adiantaram os bombeiros: “Há escombros, o reconhecimento ainda não foi completado. O que sabemos é que houve uma explosão de uma botija de gás e várias pessoas ficaram encurraladas no edifício”.

O alerta terá sido dado pelas 20h51 e no local, um edifício de dois andares onde tem sede a Associação Recreativa, Cultural e Humanitária de Vila Nova da Rainha, decorria um torneio de sueca.

Das 70 pessoas que estavam no local, pelo menos, 60 ficaram feridas, mas o comandante da Proteção Civil no distrito de Viseu, Miguel Ângelo, diz “desconhecer o número exato de vítimas”.

O incêndio já terá sido dado como extinto. António Jesus, presidente da Câmara de Tondela e que estava a caminho do local, confirmava que “a situação é grave” e várias fontes dos bombeiros apontavam para a existência de “vários queimados graves”.

“Há dezenas a serem retirados do local e ainda não conhecemos o número exato, mas há vários feridos com gravidade”, disse um bombeiro de Vale de Besteiros. A Proteção Civil acionou 20 ambulâncias para o local.

O diretor clínico do Centro Hospitalar de Tondela e Viseu confirma a existência de vários feridos e colocou as urgências de prevenção para “a eventualidade de receber entre 30 a 50 feridos, a grande maioria com problemas respiratórios devido à inalação de fumos”, adiantou Cilio Correia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Desilusão, ceticismo e receio de uma "festa do Bloco Central". Plano de Recuperação não convence partidos

Esta segunda-feira, António Costa apresentou aos partidos com assento parlamentar o Plano de Recuperação e Resiliência, mas a reação geral foi de incerteza e desânimo. O Plano de Recuperação e Resiliência é um dos instrumentos do …

Plano Outono-Inverno prevê hospitais covid free, testes rápidos e task-force para doentes não-covid

O Plano de Outono-Inverno do Ministério da Saúde foi divulgado esta segunda-feira. O documento será revisto a cada dois meses. O Plano da Saúde para o Outono-Inverno, divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), revela …

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …