Incêndio em Tondela provoca 5 mortes e mais de 50 feridos

Nuno André Ferreira / Lusa

O incêndio em Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela

Pelo menos 5 pessoas morreram e 60 ficaram feridas num incêndio numa associação em Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela, disse à Lusa fonte dos bombeiros locais.

O incêndio, que vitimou mortalmente, pelo menos, 5 pessoas, terá sido provocado por uma explosão, adiantaram os bombeiros: “Há escombros, o reconhecimento ainda não foi completado. O que sabemos é que houve uma explosão de uma botija de gás e várias pessoas ficaram encurraladas no edifício”.

O alerta terá sido dado pelas 20h51 e no local, um edifício de dois andares onde tem sede a Associação Recreativa, Cultural e Humanitária de Vila Nova da Rainha, decorria um torneio de sueca.

Das 70 pessoas que estavam no local, pelo menos, 60 ficaram feridas, mas o comandante da Proteção Civil no distrito de Viseu, Miguel Ângelo, diz “desconhecer o número exato de vítimas”.

O incêndio já terá sido dado como extinto. António Jesus, presidente da Câmara de Tondela e que estava a caminho do local, confirmava que “a situação é grave” e várias fontes dos bombeiros apontavam para a existência de “vários queimados graves”.

“Há dezenas a serem retirados do local e ainda não conhecemos o número exato, mas há vários feridos com gravidade”, disse um bombeiro de Vale de Besteiros. A Proteção Civil acionou 20 ambulâncias para o local.

O diretor clínico do Centro Hospitalar de Tondela e Viseu confirma a existência de vários feridos e colocou as urgências de prevenção para “a eventualidade de receber entre 30 a 50 feridos, a grande maioria com problemas respiratórios devido à inalação de fumos”, adiantou Cilio Correia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …