Incêndio na Sertã tem três frentes ativas e mobiliza mais de 700 bombeiros

Nuno André Ferreira / Lusa

Bombeiros tentam combater o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

O incêndio na Sertã, no distrito de Castelo Branco, é o único ativo a preocupar as autoridades, mas tem três frentes ativas e está a ser combatido por 731 bombeiros, apoiados por 234 veículos e nove meios aéreos. O vento continua a dificultar as operações.

De acordo com a comandante da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, não existem, atualmente, vias cortadas. Apesar de as autoridades não terem “indicação de situações criticas em curso”, esperam-se condições meteorológicas “desfavoráveis para o combate ao incêndio”, sobretudo devido ao vento.

Tendo isso em conta, foi decidido manter todo o dispositivo no terreno, mesmo nos incêndios já dominados, como o de Gavião, em Portalegre, e o de Vila Flor, em Bragança.

Patrícia Gaspar esclareceu ainda, segundo o Observador, que, durante a noite passada, foi necessário garantir a proteção de várias aldeias junto ao incêndio da Sertã. Dez pessoas foram deslocadas, durante o fim-de-semana, mas a maioria já regressou a casa.

O vento forte que se fez sentir ontem no terreno, e que dificultou o combate aos incêndios, deverá continuar esta segunda-feira. No domingo, o vento foi “entre moderado e forte” e as rajadas de vento “chegaram a atingir os 65 km/h”.

Por prevenção há um dispositivo do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica – no Centro de Meios Aéreos em Proença-a-Nova, constituído por uma viatura médica, uma viatura de suporte imediato de vida (SIV) e quatro ambulâncias.

De acordo com a mesma fonte, foram acionados acordos com seis pelotões militares para operações de rescaldo e vigilância após incêndio, para evitar eventuais reacendimentos.

Em todo o território existem, nesta segunda-feira, 17 incêndios ativos que estão a ser combatidos por 1.765 operacionais, 537 viaturas e 14 meios aéreos. Os distritos que mobilizam mais meios são os de Castelo Branco, Coimbra e Portalegre. Nestes três distritos, estão mobilizados 1 659 operacionais.

Questionada sobre o número de mortos no incêndio em Pedrógão Grande, Patrícia Gaspar voltou a reforçar – tal como a Proteção Civil já o tinha feito durante o fim de semana – que se contabilizam 64 mortos. Este número, acrescentou, foi apurado pelas entidades competentes, nomeadamente os Ministérios da Saúde e da Justiça, e de acordo com “critérios definidos” – são vítimas que morreram com queimaduras e por inalação de fumo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ano de incêndios, há a quem lhe interesse andar a incendiar o país.
    Ha ou não atentados terroristas em Portugal?
    Mas os terroristas são de cá…

  2. Há uma ano a conversa era a mesma. As notícias a darem conta que as investigações da pj eram bloqueadas a partir de um certo nível para cima… não se podia investigar mais. Este ano melhoraram o esquema a encontrarem culpados imateriais em meia-dúzia de horas ou menos.
    Só as populações a organizarem-se, vigiando em vez de vereanear, podem fazer alguma diferença. A ideia de que existem “entidades reponsáveis” pelas coisas além de daninha é perigosa. Náo existe “papá” que toma conta. Ou tu tomas conta ou ficas sem as coisas. É tristemente simples.

  3. Se o Governo e a ANPC apostassem nos radios macanudos (CB) e PMR, nada disto teria acontecido.

    A minha associacao teria assumido o comando destes meios e todos teriam comunicacoes.
    Mais recentemente referi a alguns lideres parlamentares que o meios aereos deveriam ser entregues a associacoes privadas e nao empresas.

RESPONDER

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …