O maior incêndio da Califórnia foi provocado por um homem que tentava matar vespas

Peter da Silva / EPA

O maior incêndio da Califórnia, que destruiu 116 mil hectares de floresta, foi provocado por um homem alérgico a vespas.

As conclusões da investigação pelo Departamento de Floresta e Proteção ao incêndio que destruiu parte da floresta da Califórnia no verão do ano passado foram reveladas recentemente pelo jornal El Mundo e concluem que terá sido provocado por um homem alérgico a vespas.

Um agricultor de Potter Valley, a 3 horas de São Francisco, descobriu nas suas terras um ninho de vespas. Como era alérgico ao veneno dos insetos, decidiu tapar o ninho com um martelo e um ferro. O homem martelou até causar faíscas e foi aqui que começou o incêndio, que o tempo quente e seco depressa transformou no maior incêndio do estado da Califórnia.

Glenn Kile tentou apagar as chamas com um tapete, mas este acabou por se incendiar. Tentou usar água através de uma mangueira, mas a mangueira derreteu. Segundo a TSF, restou-lhe correr pela colina abaixo para chamar os bombeiros.

No entanto, apesar do esforço dos milhares de bombeiros envolvidos na operação, o fogo lavrou durante um mês e engoliu 166 mil hectares de floresta, 150 casas e seis mortos. Ainda assim, apear de ter sido o maior incêndio, não foi o que vitimou mais pessoas: o mais mortífero incêndio daquele estado foi em Paradise, em novembro do ano passado.

O The New York Times falou com Kile, que diz estar a pensar seriamente em mudar-se para a costa , pelo menos quando o tempo está mais quente e seco, uma vez que, de cada vez que liga o rádio, “há sempre outro incêndio”.

Apesar de a equipa de investigação considerar que Kile é o responsável pelo acidente, não o acusam de negligência. No entanto, consideram que este incêndio é uma prova da extrema fragilidade e volatilidade do oeste norte-americano, particularmente a Califórnia, onde um ato aparentemente inofensivo pode desencadear um fogo incontornável.

“Realmente, mostrou-nos como voláteis são as condições”, disse ao jornal norte-americano Ken Pimlott, um bombeiro profissional que supervisionou o combate às chamas enquanto coordenador do Departamento de Floresta e Proteção contra Incêndios.

A história de Kile mostra-nos como, sem sabermos, podem estar reunidos os ingredientes para um grande incêndio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …