O maior incêndio da Califórnia foi provocado por um homem que tentava matar vespas

Peter da Silva / EPA

O maior incêndio da Califórnia, que destruiu 116 mil hectares de floresta, foi provocado por um homem alérgico a vespas.

As conclusões da investigação pelo Departamento de Floresta e Proteção ao incêndio que destruiu parte da floresta da Califórnia no verão do ano passado foram reveladas recentemente pelo jornal El Mundo e concluem que terá sido provocado por um homem alérgico a vespas.

Um agricultor de Potter Valley, a 3 horas de São Francisco, descobriu nas suas terras um ninho de vespas. Como era alérgico ao veneno dos insetos, decidiu tapar o ninho com um martelo e um ferro. O homem martelou até causar faíscas e foi aqui que começou o incêndio, que o tempo quente e seco depressa transformou no maior incêndio do estado da Califórnia.

Glenn Kile tentou apagar as chamas com um tapete, mas este acabou por se incendiar. Tentou usar água através de uma mangueira, mas a mangueira derreteu. Segundo a TSF, restou-lhe correr pela colina abaixo para chamar os bombeiros.

No entanto, apesar do esforço dos milhares de bombeiros envolvidos na operação, o fogo lavrou durante um mês e engoliu 166 mil hectares de floresta, 150 casas e seis mortos. Ainda assim, apear de ter sido o maior incêndio, não foi o que vitimou mais pessoas: o mais mortífero incêndio daquele estado foi em Paradise, em novembro do ano passado.

O The New York Times falou com Kile, que diz estar a pensar seriamente em mudar-se para a costa , pelo menos quando o tempo está mais quente e seco, uma vez que, de cada vez que liga o rádio, “há sempre outro incêndio”.

Apesar de a equipa de investigação considerar que Kile é o responsável pelo acidente, não o acusam de negligência. No entanto, consideram que este incêndio é uma prova da extrema fragilidade e volatilidade do oeste norte-americano, particularmente a Califórnia, onde um ato aparentemente inofensivo pode desencadear um fogo incontornável.

“Realmente, mostrou-nos como voláteis são as condições”, disse ao jornal norte-americano Ken Pimlott, um bombeiro profissional que supervisionou o combate às chamas enquanto coordenador do Departamento de Floresta e Proteção contra Incêndios.

A história de Kile mostra-nos como, sem sabermos, podem estar reunidos os ingredientes para um grande incêndio.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …