O maior incêndio da Califórnia foi provocado por um homem que tentava matar vespas

Peter da Silva / EPA

O maior incêndio da Califórnia, que destruiu 116 mil hectares de floresta, foi provocado por um homem alérgico a vespas.

As conclusões da investigação pelo Departamento de Floresta e Proteção ao incêndio que destruiu parte da floresta da Califórnia no verão do ano passado foram reveladas recentemente pelo jornal El Mundo e concluem que terá sido provocado por um homem alérgico a vespas.

Um agricultor de Potter Valley, a 3 horas de São Francisco, descobriu nas suas terras um ninho de vespas. Como era alérgico ao veneno dos insetos, decidiu tapar o ninho com um martelo e um ferro. O homem martelou até causar faíscas e foi aqui que começou o incêndio, que o tempo quente e seco depressa transformou no maior incêndio do estado da Califórnia.

Glenn Kile tentou apagar as chamas com um tapete, mas este acabou por se incendiar. Tentou usar água através de uma mangueira, mas a mangueira derreteu. Segundo a TSF, restou-lhe correr pela colina abaixo para chamar os bombeiros.

No entanto, apesar do esforço dos milhares de bombeiros envolvidos na operação, o fogo lavrou durante um mês e engoliu 166 mil hectares de floresta, 150 casas e seis mortos. Ainda assim, apear de ter sido o maior incêndio, não foi o que vitimou mais pessoas: o mais mortífero incêndio daquele estado foi em Paradise, em novembro do ano passado.

O The New York Times falou com Kile, que diz estar a pensar seriamente em mudar-se para a costa , pelo menos quando o tempo está mais quente e seco, uma vez que, de cada vez que liga o rádio, “há sempre outro incêndio”.

Apesar de a equipa de investigação considerar que Kile é o responsável pelo acidente, não o acusam de negligência. No entanto, consideram que este incêndio é uma prova da extrema fragilidade e volatilidade do oeste norte-americano, particularmente a Califórnia, onde um ato aparentemente inofensivo pode desencadear um fogo incontornável.

“Realmente, mostrou-nos como voláteis são as condições”, disse ao jornal norte-americano Ken Pimlott, um bombeiro profissional que supervisionou o combate às chamas enquanto coordenador do Departamento de Floresta e Proteção contra Incêndios.

A história de Kile mostra-nos como, sem sabermos, podem estar reunidos os ingredientes para um grande incêndio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …