O maior incêndio da Califórnia foi provocado por um homem que tentava matar vespas

Peter da Silva / EPA

O maior incêndio da Califórnia, que destruiu 116 mil hectares de floresta, foi provocado por um homem alérgico a vespas.

As conclusões da investigação pelo Departamento de Floresta e Proteção ao incêndio que destruiu parte da floresta da Califórnia no verão do ano passado foram reveladas recentemente pelo jornal El Mundo e concluem que terá sido provocado por um homem alérgico a vespas.

Um agricultor de Potter Valley, a 3 horas de São Francisco, descobriu nas suas terras um ninho de vespas. Como era alérgico ao veneno dos insetos, decidiu tapar o ninho com um martelo e um ferro. O homem martelou até causar faíscas e foi aqui que começou o incêndio, que o tempo quente e seco depressa transformou no maior incêndio do estado da Califórnia.

Glenn Kile tentou apagar as chamas com um tapete, mas este acabou por se incendiar. Tentou usar água através de uma mangueira, mas a mangueira derreteu. Segundo a TSF, restou-lhe correr pela colina abaixo para chamar os bombeiros.

No entanto, apesar do esforço dos milhares de bombeiros envolvidos na operação, o fogo lavrou durante um mês e engoliu 166 mil hectares de floresta, 150 casas e seis mortos. Ainda assim, apear de ter sido o maior incêndio, não foi o que vitimou mais pessoas: o mais mortífero incêndio daquele estado foi em Paradise, em novembro do ano passado.

O The New York Times falou com Kile, que diz estar a pensar seriamente em mudar-se para a costa , pelo menos quando o tempo está mais quente e seco, uma vez que, de cada vez que liga o rádio, “há sempre outro incêndio”.

Apesar de a equipa de investigação considerar que Kile é o responsável pelo acidente, não o acusam de negligência. No entanto, consideram que este incêndio é uma prova da extrema fragilidade e volatilidade do oeste norte-americano, particularmente a Califórnia, onde um ato aparentemente inofensivo pode desencadear um fogo incontornável.

“Realmente, mostrou-nos como voláteis são as condições”, disse ao jornal norte-americano Ken Pimlott, um bombeiro profissional que supervisionou o combate às chamas enquanto coordenador do Departamento de Floresta e Proteção contra Incêndios.

A história de Kile mostra-nos como, sem sabermos, podem estar reunidos os ingredientes para um grande incêndio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …