Incapacitar uma única proteína pode “curar” a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para “curar” a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área.

Encontrar uma cura para a gripe é uma batalha inglória que tem sido travada por cientistas há vários anos. Como o vírus consegue modificar-se rapidamente e até mesmo tornar-se resistente à medicação, fica complicado encontrar uma solução eficaz. Contudo, um novo estudo mostra que incapacitar uma simples proteína nas células humanas pode tornar o vírus ineficaz.

Os investigadores da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia São Francisco decidiram dar uma volta no rumo dos anteriores estudos. Enquanto muitos especialistas se concentram na biologia do próprio vírus à procura de fragilidades, os académicos norte-americanos focaram-se nas células que são afetadas pelo vírus.

O New Atlas explica que grande parte dos vírus da gripe aproveita-se de diferentes proteínas. Como tal, os cientistas procuraram saber quais eram as proteínas visadas e como poderiam evitar que a infeção se espalhasse.

Com recurso à modificação genética, a equipa de investigação começou a desenvolver culturas de células humanas e a retirar individualmente um único gene que codifica uma proteína que o vírus pudesse atacar. Para testar a resistência foram usadas dois vírus diferentes: o RV-C15 e o EV-D68.

Ao desativar alguns genes era possível inibir a infeção de um vírus, mas eram poucos os que conseguiam travar os dois ao mesmo tempo. A enzima SETD3 revelou-se a mais promissora, conseguindo travar o ataque de diferentes vírus da gripe simultaneamente.

Ainda assim, o seu papel no nosso corpo é ainda maioritariamente desconhecido, razão pela qual retirá-la do nosso corpo pode ter consequências graves para a nossa saúde. Em testes realizados com ratos sem SETD3 e infetados com o vírus foram um sucesso, com os roedores a crescerem saudáveis e sem mazelas aparentes — o que pode ser um indicador de um possível sucesso em humanos.

“Em contraste com os ratos normais, os ratos com deficiência de SETD3 não foram afetados pelo vírus”, diz Jan Carette, autor do estudo publicado esta semana na revista Nature Microbiology. “Era o vírus que estava morto na água, não o rato”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …