/

Sozinhos conseguimos travar as alterações climáticas. Como? Imunidade de grupo ambiental

3

Assim como nesta pandemia de covid-19, no caso das alterações climáticas, a ação individual pode ser eficaz no seu combate.

Por vezes, ouvimos pessoas a dizer que não reciclam porque quase ninguém o faz, tornando o esforço da pessoa insignificante perante a esmagadora maioria. Ora, a ação individual pode desempenhar um papel mais importante do que alguns possam crer.

Numa altura de crise climática como esta, cuidar do meio ambiente torna-se tão urgente para a nossa sobrevivência como comer, beber ou respirar. É o nosso futuro e o futuro dos nossos filhos e netos que está em jogo.

Nesta pandemia de covid-19 muito se tem falado do termo “imunidade de grupo”: um estado de proteção de uma população contra uma doença infeto-contagiosa, que se alcança quando uma parte suficientemente grande dessa população está imune contra a doença e contribui para que esta não se dissemine.

Mas como é que a noção de imunidade de grupo se adapta ao ambiente? Assim como quando decidimos ser vacinados porque isso é um benefício para nós e para aqueles ao nosso redor, devemos reconsiderar como lidamos com o mundo nas nossas escolhas do quotidiano, escreve o Big Think.

Os consumidores têm muito mais poder do que pensam, podendo fazer escolhas a favor de empresas que respeitam o meio ambiente ou contra empresas que o lesam. Se cada vez mais pessoas decidirem fazer isto, lenta mas seguramente alcançaremos a chamada imunidade de grupo ambiental.

“O Homem está a travar uma guerra contra a natureza. Isto é um ato suicida. A natureza ataca sempre de volta – e já o está a fazer com uma força e fúria crescentes”, disse recentemente o secretário-geral da ONU, António Guterres.

A pandemia da degradação e destruição ambiental é a nossa maior ameaça existencial de momento. Mas, como as pessoas não veem bombas a cair e a explodir no solo, elas não relacionam o que já está a acontecer com o clima à nossa guerra contra a natureza.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. Só há uma pequeníssima correção a fazer… Travar não… Abrandar; porque as alterações climáticas são imparáveis. Já existem muitos estudos que comprovam que o planeta “reinicia” de tempos a tempos, provocando alterações climáticas, mais ou menos severas. O problema é que, desde que a Revolução Industrial começou, aceleramos esse reinicio de uma forma brutal. Mas nada podemos fazer para travar algo que é inexorável. Se o grande capital quisesse mesmo, (e não quer!) seria possivel abrandar ligeiramente o inevitável.
    A humanidade é como um virus! Destrói tudo o que lhe rodeia depois de tirar o proveito todo. para onde vai destrói! Quando está tudo destruido, migra para outro lado e repete o processo. Isto de tentar ir a Marte é para repetir o processo lá porque a Terra já não existirá mais! A humanidade é uma praga!

  2. Alteracoes climaticas sao ciclicas. O problema e destruicao dos habitates naturais. Ocupacao, invasao dos territorios de muitas especies. Escravisacao dos animais a pontos de estinguilos… Poluicao dos solos, ma uso e ma avaliacao dos mesmos para utilizacao. Poluicao das aguas e gritante, poluimos com os nossos abitos dia a dia depois comemos os peixinhos…alguns ja doentes…
    Claro que tudo isto e devido a especulacao, ganancia, poder, egos muitos mesquinhos.
    Enfim falta de consciencia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.