Impostos levam quase metade do salário dos portugueses

Portugal está entre os países da OCDE com um maior agravamento de impostos aplicados aos rendimentos de trabalho, entre 2014 e 2015. O IRS e as contribuições sociais levam quase metade do salário aos contribuintes solteiros.

O estudo “Taxing Wages”, que analisa as cargas fiscais sobre os ordenados nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), coloca Portugal entre aqueles onde houve maior agravamento da carga fiscal sobre os ordenados, nos últimos dois anos.

Para um contribuinte sem filhos, com um salário médio, os impostos aumentaram 0,86 pontos percentuais, em 2015, conforme revela o estudo citado pelo jornal i.

Esta carga fiscal, incluindo o IRS e as contribuições sociais, representa 42,1% do rendimento e que constitui o 11º valor mais alto entre os 36 países da OCDE estudados.

Os contribuintes portugueses com filhos sofrem menos com o agravamento fiscal, situando-se a carga fiscal, nestes casos, no 13º lugar.

A carga fiscal média dos países da OCDE situa-se nos 35,9%. Em Portugal, o valor de 42,1%, ou seja, acima daquela média, explica-se pela subida do IRS sobre os rendimentos.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Penso que esta correcta a noticia e tudo o Português é a favor…pelo menos é o que parece….ninguém comenta é porque esta tudo ok. Assim mesmo…….lol

  2. Sem dúvida que é o que se passa. Solteiro ou viúvo sem filhos a cargo são os mais penalizados. É uma vergonha!

    • E pessoas sozinhas com filhos já autónomos mas que ainda trabalham e têm encargos nomeadamente com créditos habitação. Para além do IRS que pagam como solteiros, acresce o IMI mesmo que seja a única casa que tenham para só falar destes. Há muita injustiça fiscal.

  3. Apesar desta notícia ser de Abril de 2016 (estamos em Novembro de 2018) e referir-se a rendimentos entre 2014 e 2015, esrte ano (2018) o actual governo da geringonça, ROUBOU-ME os subsídios de férias e de natal para pagar o IRS de 2017. E o mais grave deste ROUBO INSTITUCIONALIZADO, é que sou viúvo e pago o DOBRO de quando era casado. E antes de 2011 não pagava IRS porque os rendimentos do casal não atingiam os valores dessa época para serem aplicados impostos.

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …