Impostos levam quase metade do salário dos portugueses

Portugal está entre os países da OCDE com um maior agravamento de impostos aplicados aos rendimentos de trabalho, entre 2014 e 2015. O IRS e as contribuições sociais levam quase metade do salário aos contribuintes solteiros.

O estudo “Taxing Wages”, que analisa as cargas fiscais sobre os ordenados nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), coloca Portugal entre aqueles onde houve maior agravamento da carga fiscal sobre os ordenados, nos últimos dois anos.

Para um contribuinte sem filhos, com um salário médio, os impostos aumentaram 0,86 pontos percentuais, em 2015, conforme revela o estudo citado pelo jornal i.

Esta carga fiscal, incluindo o IRS e as contribuições sociais, representa 42,1% do rendimento e que constitui o 11º valor mais alto entre os 36 países da OCDE estudados.

Os contribuintes portugueses com filhos sofrem menos com o agravamento fiscal, situando-se a carga fiscal, nestes casos, no 13º lugar.

A carga fiscal média dos países da OCDE situa-se nos 35,9%. Em Portugal, o valor de 42,1%, ou seja, acima daquela média, explica-se pela subida do IRS sobre os rendimentos.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Penso que esta correcta a noticia e tudo o Português é a favor…pelo menos é o que parece….ninguém comenta é porque esta tudo ok. Assim mesmo…….lol

  2. Sem dúvida que é o que se passa. Solteiro ou viúvo sem filhos a cargo são os mais penalizados. É uma vergonha!

    • E pessoas sozinhas com filhos já autónomos mas que ainda trabalham e têm encargos nomeadamente com créditos habitação. Para além do IRS que pagam como solteiros, acresce o IMI mesmo que seja a única casa que tenham para só falar destes. Há muita injustiça fiscal.

  3. Apesar desta notícia ser de Abril de 2016 (estamos em Novembro de 2018) e referir-se a rendimentos entre 2014 e 2015, esrte ano (2018) o actual governo da geringonça, ROUBOU-ME os subsídios de férias e de natal para pagar o IRS de 2017. E o mais grave deste ROUBO INSTITUCIONALIZADO, é que sou viúvo e pago o DOBRO de quando era casado. E antes de 2011 não pagava IRS porque os rendimentos do casal não atingiam os valores dessa época para serem aplicados impostos.

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …