Imóvel da nova esquadra da PSP no Porto está penhorado

Google Maps

Edifício da antiga Junta de Freguesia de Cedofeita, na Praça Pedro Nunes, no Porto

Edifício da antiga Junta de Freguesia de Cedofeita, na Praça Pedro Nunes, no Porto

O PSD criticou esta sexta-feira o facto de a instalação da nova esquadra da PSP de Cedofeita, Porto, na antiga sede da junta não ter ido à deliberação da Assembleia de Freguesia, denunciando que o edifício se encontra penhorado.

Fonte da Câmara do Porto revelou à agência Lusa que a nova esquadra da PSP de Cedofeita vai ficar na antiga sede da junta de freguesia, no largo Pedro Nunes, estando prevista a presença do ministro da Administração Interna, na segunda-feira, para assistir à assinatura do contrato de arrendamento deste espaço.

Em comunicado, o Grupo de Freguesia de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé São Nicolau, Miragaia e Vitória do PSD – que diz ter tido conhecimento desta decisão pela comunicação social – acusa a Câmara de “intromissão ilegítima nas competências da Junta de Freguesia”.

“Tememos que o senhor presidente da Câmara do Porto esteja a agir em conluio com o presidente da União de Freguesias, sem que, em algum momento, se tenha colocado a matéria em discussão perante o órgão que tem competência para deliberar – a Assembleia de Freguesia”, acusa.

De acordo com o PSD, o edifício encontra-se “penhorado à ordem da Autoridade Tributária, não podendo ser vendido por estar afeto ao fim público que é – sede da autarquia”.

“A constituição de um arrendamento sobre o aludido prédio pode determinar que tal impedimento – o da impossibilidade de venda – desapareça, o que constituirá um manifesto prejuízo para o património da freguesia”, declara.

De acordo com os eleitos sociais-democratas, “a oneração do património da freguesia carece de autorização expressa” da Assembleia de Freguesia, “sendo que, todos os atos praticados sem observância da lei são nulos”.

“Estranha-se, até, que o Ministério da Administração Interna não tenha tido o cuidado de verificar se estavam reunidos todos os pressupostos que permitissem a celebração de um contrato de arrendamento, designadamente no que tange à prévia deliberação dos órgãos competentes”, enfatiza.

O PSD repudia assim “este tipo de comportamento ilegal e antidemocrático, desrespeitador das promessas eleitorais em tempo assumidas” pelo movimento liderado por Rui Moreira e pelo PS em relação ao edifício sede da Freguesia de Cedofeita.

“O PSD regista que o Ministério da Administração Interna se propõe outorgar um contrato de arrendamento sobre um imóvel que se encontra penhorado, o que se nos afigura contrário às regras de arrendamento de edifícios destinados à instalação de serviços públicos”, conclui o comunicado.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.