/

Adeus, Silicon Valley. Imigrantes do setor tecnológico estão a mudar-se para Toronto

Muitas pessoas da indústria tecnológica estão a escolher mudar-se para o Canadá, em vez dos Estados Unidos, devido às restritivas leis de imigração norte-americanas.

De acordo com o site Business Insider, dezenas de milhares de trabalhadores da indústria tecnológica decidiram mudar-se para Toronto nos últimos anos, fazendo com que a cidade canadiana seja o ‘tech hub’ que mais cresce na América do Norte.

Muitos deles estão a evitar propositadamente os Estados Unidos, onde se encontra a famosa Silicon Valley, uma vez que a administração Trump tem apostado em leis de imigração bastante restritivas.

No final de junho, por exemplo, o Presidente norte-americano suspendeu a emissão de novos vistos de trabalho e residência até 2021, nomeadamente os vistos H-1B, destinado a alguns trabalhadores qualificados, como desta indústria.

Mas, enquanto os EUA preferem fechar portas, o Canadá está a receber estas pessoas de braços abertos. Desde 2013, o número de empregos no setor da tecnologia em Toronto subiu de 148 mil para 228 mil, um aumento de 54%.

De acordo com um estudo de 2016, citado pelo mesmo site, 25% da força de trabalho do Canadá é composta por imigrantes. E, no setor tecnológico, esta percentagem é ainda maior: 40%, ou seja, 350 mil trabalhadores.

Além disso, a taxa de desemprego no setor é muito baixa (3%), quando comparada com a taxa geral de desemprego no país, que é de cerca de 12%.

O Canadá está a tentar atrair profissionais estrangeiros altamente qualificados através de programas de vistos como o Global Talent Stream, lançado em 2017. Especialistas em imigração dizem que é semelhante ao visto H-1B, mas muito melhor.

“É muito rápido. Demora cerca de duas semanas para concluir a primeira etapa. E, depois, a segunda etapa, que é a etapa da permissão de trabalho, demora mais duas semanas. Logo, é possível estar no Canadá num mês”, disse Blayne Kumar, fundadora da empresa de serviços de imigração Bright Immigration.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.