Adeus, Silicon Valley. Imigrantes do setor tecnológico estão a mudar-se para Toronto

Muitas pessoas da indústria tecnológica estão a escolher mudar-se para o Canadá, em vez dos Estados Unidos, devido às restritivas leis de imigração norte-americanas.

De acordo com o site Business Insider, dezenas de milhares de trabalhadores da indústria tecnológica decidiram mudar-se para Toronto nos últimos anos, fazendo com que a cidade canadiana seja o ‘tech hub’ que mais cresce na América do Norte.

Muitos deles estão a evitar propositadamente os Estados Unidos, onde se encontra a famosa Silicon Valley, uma vez que a administração Trump tem apostado em leis de imigração bastante restritivas.

No final de junho, por exemplo, o Presidente norte-americano suspendeu a emissão de novos vistos de trabalho e residência até 2021, nomeadamente os vistos H-1B, destinado a alguns trabalhadores qualificados, como desta indústria.

Mas, enquanto os EUA preferem fechar portas, o Canadá está a receber estas pessoas de braços abertos. Desde 2013, o número de empregos no setor da tecnologia em Toronto subiu de 148 mil para 228 mil, um aumento de 54%.

De acordo com um estudo de 2016, citado pelo mesmo site, 25% da força de trabalho do Canadá é composta por imigrantes. E, no setor tecnológico, esta percentagem é ainda maior: 40%, ou seja, 350 mil trabalhadores.

Além disso, a taxa de desemprego no setor é muito baixa (3%), quando comparada com a taxa geral de desemprego no país, que é de cerca de 12%.

O Canadá está a tentar atrair profissionais estrangeiros altamente qualificados através de programas de vistos como o Global Talent Stream, lançado em 2017. Especialistas em imigração dizem que é semelhante ao visto H-1B, mas muito melhor.

“É muito rápido. Demora cerca de duas semanas para concluir a primeira etapa. E, depois, a segunda etapa, que é a etapa da permissão de trabalho, demora mais duas semanas. Logo, é possível estar no Canadá num mês”, disse Blayne Kumar, fundadora da empresa de serviços de imigração Bright Immigration.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ordem dos Médicos apresenta seis recomendações para combater o coronavírus

A Ordem dos Médicos divulgou esta segunda-feira um documento com seis recomendações que "visam melhorar o combate à pandemia no imediato e preparar também o inverno". Uma das medidas propostas pelos médicos é impor o …

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …