Imigrante chinês acusado de espionagem nos EUA

Xinhua

Suspeito chegou aos Estados Unidos em 2013 com um visto de estudante e foi detido esta terça-feira por suspeitas de espionagem, incluindo apoio no recrutamento de engenheiros norte-americanos, contratados da Defesa, e cientistas, para os serviços secretos chineses.

Segundo o JN, Ji Chaoqun de 27 anos é acusado de atuar nos EUA, de forma consciente, como agente secreto do governo chinês.

Alegadamente, Ji Chaoqun trabalhava sob ordens de altas patentes dos Serviços Secretos da República Popular da China e estaria incumbido de fornecer informações sobre oito alvos identificados para um possível recrutamento.

Ji Chaoqun foi presente ao tribunal federal de Chicago onde, durante a audiência de 15 minutos, recorreu a um intérprete mas, conforme descreveu a Associated Press, quando questionado pelo juiz Michael T.Mason sobre se tinha percebido os seus direitos, Ji levantou a cabeça e respondeu que sim em inglês.

Segundo a Procuradora-Geral assistente, Shoba Pillay, Ji Chaoqun, caso seja condenado, incorre numa pena de prisão que pode ir até aos 10 anos num estabelecimento prisional federal dos Estados Unidos.

Ji Chaoqun, segundo a queixa-crime de 17 páginas, chegou aos EUA em 2013 com visto de estudante para frequentar uma licenciatura em engenharia no Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago.

No ano de 2016, Ji Chaoqun alistou-se nas reservas do exército norte-americano, num programa que permite a imigrantes legais servir as forças armadas americanas caso tenha competências consideradas vitais para os interesses nacionais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.